Por g1 Campinas e Região


Saguão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas — Foto: Vanderlei Duarte/EPTV

O apagão cibernético, que prejudicou serviços de comunicação ao redor do mundo nesta sexta-feira (19), provocou atrasos de voos também no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

No final da manhã, a concessionária que administra o terminal confirmou que 24 decolagens e 15 pousos de voos da companhia aérea Azul registraram atrasos no terminal por conta da pane global.

A concessionária afirmou que o problema global atingiu o sistema da Azul Linhas Aéreas, que tem 95% dos voos em Viracopos, o que provocou alguns atrasos. Há aeronaves paradas na pista aguardando decolagem.

Painel mostra atraso de voos em Viracopos nesta sexta — Foto: André Galassi/EPTV

Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que "devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais". A orientação para o passageiro que tem voo nesta sexta e não conseguiu realizar o check in é chegar mais cedo e se dirigir ao balcão de atendimento da companhia.

A concessionária de Viracopos ainda afirmou que o sistema do aeroporto está normal, apesar de alguns atrasos, também há voos saindo normalmente.

O problema, de acordo com a Aeroportos Brasil, foi no sistema de emissão de bilhetes da companhia aérea. A EPTV, afiliada da TV Globo, esteve em Viracopos na manhã desta sexta-feira e verificou que o painel de voos aponta pelo menos cinco atrasos.

Apagão

O problema estaria relacionado à CrowdStrike, uma empresa que fornece serviços de segurança digital e gerou atrasos de voos, além de prejudicar serviços bancários e de comunicação em vários países.

Em um comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionada ao sensor "Falcon".

A CrowdStrike é uma empresa que fornece serviços de cibersegurança para algumas das maiores empresas do mundo para encontrar falhes em sistemas digitais evitar ataques de hackers. Informações iniciais dão conta de que o apagão se originou em sistemas da CrowdStrike que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft.

Saguão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas — Foto: André Galassi/EPTV

VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!