Por EPTV 1


Região de Campinas apresenta aumento em internações para tratamento de câncer de pele

Região de Campinas apresenta aumento em internações para tratamento de câncer de pele

As internações por câncer de pele cresceram 30,5% em um ano nas cidades do Departamento Regional de Saúde 7 (DRS-7), com sede em Campinas (SP). O aumento serve de alerta para cuidados essenciais, mas também indica que há maior cuidado e atenção da população com a saúde, segundo especialistas.

Veja os dados🔎

  • Entre janeiro e novembro de 2022, as unidades de saúde das 42 cidades do DRS-7 receberam 1.236 pacientes, enquanto no mesmo intervalo do ano passado, o número de internações foi de 1.614.
  • Já em todo o estado, houve 13.881 internações nos 11 meses de 2022, ante 14.745 de janeiro a novembro do ano passado
  • O aumento na região foi de 30,5% e, em todo o estado, o crescimento foi de 6,2%

Calor em Ribeirão Preto sol temperatura máxima dia quente previsão do tempo — Foto: Reprodução EPTV

⏩Qual a explicação? Coordenadora de dermatologia em ambulatórios da Secretaria Estadual de Saúde, Bhertha Tamura avalia que dois fatores são essenciais para entender o aumento: clima e conscientização.

"A questão climática é importante. A incidência do sol agora está muito forte. Além disso, a conscientização da população: os médicos estão fazendo mais diagnóstico e, é claro, o sistema de saúde melhorou bastante", aponta a coordenadora.

"Nós que trabalhamos em serviço público sabemos que há um investimento muito grande paraque se possa oferecer um atendimento adequado para todos esses pacientes", defende.

Leia também:

Entenda os tipos de câncer de pele

Entenda os tipos de câncer de pele

⏩Como se proteger? O médico oncologista Vinícius Conceição alerta que é preciso estar atento e se proteger inclusive em dias de sol encoberto. Isso porque, apesar de luminosidade não estar forte, os raios ultravioletas alcançam a pele.

"A gente não está enxergando às vezes o sol, mas ele está ali e os raios UV e UB estão chegando, ultrapassam as nuvens e estão chegando. Então a proteção que as pessoas devem ter, principalmente com mais fator de risco, essa proteção tem que se dar todos os dias, mesmo nos mais nublados".

Além disso, esses raios ultrapassam o vidro, então motoristas precisam reforçar o uso do protetor todos os dias.

Outro alerta é para a necessidade de reforçar o protetor solar durante o dia, já que passar apenas uma vez pode ser insuficiente. Isso vale também para os protetores solares de fatores mais altos, como o 70 ou 80.

VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!