Por EPTV 1


Veja como ocorre processo de liberação das vacinas contra Covid-19 no Aeroporto Viracopos

Veja como ocorre processo de liberação das vacinas contra Covid-19 no Aeroporto Viracopos

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), se tornou porta de entrada de vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Até quinta-feira (1º), o terminal recebeu todas as 15,5 milhões de doses do imunizante da Pfizer enviadas ao país, provenientes do acordo da farmacêutica com o Ministério da Saúde, além do lote da Janssen doado pelos Estados Unidos e de insumos da CoronaVac.

A EPTV, afiliada da TV Globo, entrou no empreendimento para mostrar os bastidores da chegada e da liberação das doses no terminal. O procedimento, que conta com uma estratégia da Receita Federal para ser cada vez mais acelerado, tem operação cronometrada, varredura na pista e liberação em até 29 minutos. Veja abaixo.

Vacinas são retiradas de avião em Viracopos e colocadas em caminhão — Foto: Reprodução/EPTV

O processo de recebimento de vacinas em Viracopos começa com uma ação que foi denominada de "desembaraço sobre nuvens". A ideia é que, antes do avião que carrega as doses pouse no aeroporto, uma força-tarefa da Receita Federal com 50 pessoas trabalhe na resolução de todo o processo burocrático de papéis para a liberação do imunizante.

"A partir da decolagem o importador já está apto a registrar a declaração de importação e proceder com a juntada dos documentos. Com base nesta declaração, a Receita Federal já começa a realizar seus procedimentos de gerenciamento de risco para verificar se essa operação tá em conformidade com a legislação aduaneira", explicou o delegado adjunto da Alfândega de Viracopos, Camilo Pinheiro Cremonez.

A estratégia de aceleração possibilitou que o tempo de todo o trâmite, desde a chegada do imunizante até a colocação no caminhão para levar as doses ao depósito do Ministério da Saúde, em Guarulhos, fosse reduzido de 42 para 29 minutos.

"Em um momento tão difícil do Brasil e do mundo , a gente poder contribuir para essa velocidade seja maior e a vacina chegue para todos é muito gratificante", afirmou o gerente de operações de carga da concessionária Aeroportos Brasil, Ricardo Augusto Luize.

Receita Federal monitora chegada das vacinas contra Covid-19 em Viracopos — Foto: Reprodução/EPTV

Pouso e saída das vacinas

Depois da liberação dos documentos, a Receita Federal começa a preparação para a chegada do avião. Primeiro, é feita uma varredura na pista. Depois, após o pouso, a equipe de solo se divide conferir os documentos e retirar as doses dos contêineres. Por fim, a vacina é colocada no caminhão e segue para Guarulhos.

A redução do tempo para 29 minutos aconteceu na quinta-feira, quando a equipe da Receita executou os novos procedimentos para acelerar a liberação. Toda a operação foi cronometrada pelo celular e comemorada pelos profissionais.

Equipe aguarda chegada de avião com doses da Pfizer em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!