— Foto: Crédito: Divulgação
Com investimentos em infraestrutura, Louveira sobe posições no índice GERAL do IGMA (Índice de Gestão Municipal Áquila) e avança para entre as 10 melhores do Brasil na categoria de 30 a 100 mil habitantes. Este é o 2º ano consecutivo em que Louveira se destaca no índice. Em 2023, a cidade ficou em 1º lugar na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana entre os municípios de 30 e 100 mil habitantes, vencendo o prêmio nacional Cidades Excelentes, realizado pelo Instituto Aquila e com apoio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Este índice contempla, também, ações de Segurança, como os investimentos realizados na cidade na contratação de mais guardas municipais, novos armamentos, câmeras de monitoramento e investimentos em infraestrutura (mais informações neste link: https://louveira.sp.gov.br/conteudo/8-viaturas-20-pistolas-e-2-motocicletas-novos-investimentos-da-prefeitura-serao-entregues-na-area-de-seguranca-neste-ano)
O prêmio é resultado dos investimentos em infraestrutura em todas as áreas – a Prefeitura tem aplicado recursos em obras e programas que tem fortalecido a credibilidade do município perante ranking de indicadores nacionais e, inclusive, de investidores privados, com importantes anúncios de novas empresas, de ampliações das plantas já existentes, o que impulsiona o desenvolvimento da cidade, tanto econômico, com geração de emprego e renda, mas em todas as áreas, oferecendo de forma concreta qualidade de vida aos mais de 51 mil habitantes.
Com 14 obras recentes de impacto social em andamento, a Prefeitura de Louveira tem se destacados em todas as áreas. Na Saúde, a construção do Hospital Santo Antônio com atendimentos 24 horas em farmácia, emergências em odontologia, pediatria e com clínico geral.
Na área da Educação, Louveira obteve em 2023 índices acima da média da média nacional, estadual e da Região Metropolitana de Jundiaí a partir de investimentos por aluno diante da média do resultado do IDEB. Um grande número de obras também contribui para bons índices. Atualmente a Prefeitura segue em obras no CEIL Bairro e na EMEB Odilon Leite Ferraz. Mas em 2023 foram 5 escolas em reforma e revitalização e mais 7 com manutenções e pinturas.
Em moradia, a Prefeitura atende a demanda por habitações sociais com a construção do Residencial Tabarana, um condomínio que atenderá 400 famílias e que é o maior de Louveira. Além deste, somam-se mais 1000 unidades habitacionais entre projetos do Minha Casa Minha Vida, Pró-Moradia, Vida Longa e parcerias com a iniciativa privada. Na área ambiental, Louveira também se destaca. Em dezembro de 2023, o município ganhou o Programa Município VerdeAzul devido aos investimentos nesta área – com nota 96, esta é a maior pontuação da história da cidade entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes. Em Saneamento, com melhorias como impermeabilização em reservatórios de água.
Mas são obras em todas as áreas. Na Agricultura, a Usina de Suco de Uva deve contribuir para a valorização da viticultura na cidade; em Infraestrutura, aa implantação da rede de esgoto no Residencial Primavera e região; a obra do coletor de esgoto no Jd. Ana Maria; a implantação de Biodigestores de Esgoto em áreas rurais; a construção do velório; revitalização da Praça da Fonte Teresa Julia Orestes (Praça da Bica), a estruturação do Parque Municipal Francisco Bossi (Parque do Capivari), o Complexo Esportivo do Jardim Niero; em Esporte, a estruturação do Centro de Ginástica Artística e Artes Marciais; unindo Educação e Esporte, a estrutura do campo do Ceil Bairro; o recém-inaugurado Centro Equestre e de Eventos, entre outras.