Estudantes durante a 1ª fase do vestibular da Unicamp 2025 na PUC, em Campinas — Foto: Pedro Amatuzzi/g1
Nesta segunda-feira (2), a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) realiza o segundo dia de provas da 2ª fase do Vestibular 2025. Dessa vez, serão realizadas as provas de habilidades específicas, que abrangem concorrentes das áreas de saúde, tecnologia e artes (veja os detalhes abaixo).
No domingo (30), os candidatos fizeram as provas comuns, que incluem redação, língua portuguesa, literatura, língua inglesa e ciências da natureza. As provas ocorrem em 23 cidades brasileiras, com início às 9h e duração de cinco horas.
A orientação é chegar às 8h aos locais de aplicação, indicados pela internet. No campus Swift da Unip, em Campinas, a movimentação já era grande antes mesmo da abertura dos portões. Os portões fecharam pontualmente às 9h.
Portões fechados para o último dia da segunda fase do vestibular da Unicamp — Foto: Pedro Amatuzzi/g1
Ao todo, 13.011 candidatos foram convocados para essa etapa e concorrem a 2.537 vagas em 69 cursos de graduação. Veja abaixo orientações para a prova:
O que pode ou não levar
Os candidatos deverão levar:
- documento de identidade original (o mesmo usado na inscrição);
- caneta preta (em material transparente);
- lápis preto;
- borracha;
- garrafa de água;
- também é permitido levar sucos, chocolates e alimentos leves.
Será permitido o uso de régua transparente e compasso, mas é vedada a utilização de:
- aparelhos celulares;
- relógios de qualquer tipo;
- quaisquer outros equipamentos eletrônicos;
- corretivo líquido;
- lapiseira;
- caneta marca texto;
- bandana/lenço;
- boné;
- chapéu;
- outros materiais estranhos à prova.
Segunda fase
As avaliações da segunda fase têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção.
Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As questões são dissertativas.
📝 PRIMEIRO DIA - provas comuns a todos os candidatos:
- Prova de matemática, com seis questões para os cursos das áreas de ciências exatas/tecnológicas; quatro questões para os cursos das áreas de ciências biológicas/saúde e quatro questões para os cursos das áreas de ciências humanas/artes;
- Prova interdisciplinar com duas questões interdisciplinares de ciências humanas.
📝 SEGUNDO DIA - provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso:
- Candidatos da área de ciências biológicas/saúde: prova de biologia com oito questões; prova de química, com seis questões.
- Candidatos da área de ciências exatas/tecnológicas: prova de física, com seis questões; prova de química, com seis questões.
- Candidatos da área de ciências humanas/artes: prova de geografia, com seis questões; prova de história, com seis questões; prova de filosofia, com uma questão; prova de sociologia, com uma questão.
Habilidades Específicas
As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, serão realizadas entre os dias 11 e 13 de dezembro, somente em Campinas.
LEIA TAMBÉM:
Cidades
A segunda fase será realizada nas seguintes cidades:
- Bauru
- Campinas
- Guarulhos
- Jundiaí
- Limeira
- Mogi Guaçu
- Osasco
- Piracicaba
- Presidente Prudente
- Ribeirão Preto
- Santo André
- Santos
- São Carlos
- São José do Rio Preto
- São José dos Campos
- São Paulo
- Sorocaba
Fora do Estado de São Paulo, receberam as provas do Vestibular Unicamp seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
Próximas datas
A primeira chamada será divulgada dia 24 de janeiro e os convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) nos dias 27 e 28 de janeiro, pela página eletrônica da Comvest.
As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2025, disponível no site da Comissão.
Unicamp 2025: primeiro dia da segunda fase tem menor abstenção em 15 anos