Primeiro dia da segunda fase do vestibular da Unicamp ocorreu neste domingo (1°) — Foto: Pedro Amatuzzi/g1
O primeiro dia da segunda fase do Vestibular 2025 da Unicamp registrou abstenção de 7,5%, a menor em 15 anos, segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). Ao todo, 12.040 das 13.011 pessoas habilitadas fizeram a prova neste domingo (1º).
Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, a taxa corresponde a um “êxito extraordinário” na aplicação do exame, em especial diante das mudanças estabelecidas neste ano. Pela primeira vez, as provas da primeira e segunda fases foram aplicadas pela manhã, com início às 9h.
Ainda de acordo com o diretor da comissão, outro pronto positivo é que não houve registro de estudantes afetados pelo calor. Vale lembrar que, nesta segunda-feira (2), os concorrentes ainda participam das provas de habilidades específicas, que abrangem as áreas de saúde, tecnologia e artes.
As maiores reduções na taxa de abstenção em comparação com o último vestibular aconteceram na região de Campinas (SP) e na Grande São Paulo, informou a Comvest. Nas capitais, o percentual de ausentes passou de 12,8% para 13,6% no período.
Vestibular e redes sociais: como conciliar uso das ferramentas para não atrapalhar estudos
O que caiu?
A segunda fase do Vestibular Unicamp 2025 abordou assuntos que geraram polêmica na redes sociais neste ano. Entre elas, estão a relação do X (ex-Twitter) com o Estado Brasileiro, e o livro “O Avesso da Pele”, que foi alvo de censura em alguns estados.
Os dois temas da redação também foram de assuntos de repercussão: os riscos das apostas eletrônicas (bets) e os jogos de azar (tigrinho) entre menores de idade e a desigualdade de gênero na política. Os candidatos precisavam escolher um deles. Acesse aqui a prova completa.
Tirinha sobre precarização no mercado de trabalho utilizada em questão no Vestibular da Unicamp — Foto: Reprodução
Segunda fase
As avaliações da segunda fase têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção.
Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As questões são dissertativas e seguem a distribuição:
📝 PRIMEIRO DIA - provas comuns a todos os candidatos:
- Prova de redação, composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta;
- Prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, com seis questões;
- Prova interdisciplinar com duas questões de língua inglesa e duas questões interdisciplinares de ciências da natureza.
📝 SEGUNDO DIA - provas comuns a todos os candidatos:
- Prova de matemática, com seis questões para os cursos das áreas de ciências exatas/tecnológicas; quatro questões para os cursos das áreas de ciências biológicas/saúde e quatro questões para os cursos das áreas de ciências humanas/artes;
- Prova interdisciplinar com duas questões interdisciplinares de ciências humanas.
📝 SEGUNDO DIA - provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso:
- Candidatos da área de ciências biológicas/saúde: prova de biologia com oito questões; prova de química, com seis questões.
- Candidatos da área de ciências exatas/tecnológicas: prova de física, com seis questões; prova de química, com seis questões.
- Candidatos da área de ciências humanas/artes: prova de geografia, com seis questões; prova de história, com seis questões; prova de filosofia, com uma questão; prova de sociologia, com uma questão.
LEIA TAMBÉM:
Estudantes começam a entrar para realizar a segunda fase do vestibular da Unicamp — Foto: Pedro Amatuzzi/g1
Próximas datas
A primeira chamada será divulgada dia 24 de janeiro e os convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) nos dias 27 e 28 de janeiro, pela página eletrônica da Comvest.
As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2025, disponível no site da Comissão.