‘Heróis para Heróis’: voluntários espalham sorrisos em visitas a hospitais e lares assistenciais em Bauru (SP) — Foto: Arquivo pessoal
Batman, Superman, Homem-Aranha ou Thor, no multiverso de Bauru (SP), são os responsáveis por "salvar o dia" dos pacientes em situação de vulnerabilidade social e/ou emocional nos hospitais do centro-oeste paulista.
Com fantasias, maquiagem e abraços que os voluntários do projeto "Heróis para Heróis" espalham alegrias e encantamento para crianças e acompanhantes, tornando o processo hospitalar um pouco menos sofrido.
Nesta quarta-feira (6), é comemorado o Dia Nacional do Riso, e os idealizadores do projeto explicam como o riso pode ser , de fato, considerado o melhor remédio.
Projeto Heróis para Heróis é destaque no g1 Bauru e Marília nesta quarta-feira
Sonho antigo
Para Reinaldo César, empresário, e Marisa Cruz, assistente social no CAPS, o projeto nasceu junto com o filho Theo, diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O pai conta que o sonho de criar o projeto já era antigo, mas foi a partir da caminhada e paternidade atípica que ele percebeu que seria uma ótima forma de retribuir o apoio, afinal, o voluntariado do projeto é um ato de amor ao próximo.
"Recebemos bem mais do que doamos, recebemos sorrisos, olhares de carinho, abraços e gratidão", afirma o idealizador.
‘Heróis para Heróis’: voluntários espalham sorrisos em visitas a hospitais e lares assistenciais em Bauru (SP) — Foto: Arquivo pessoal
O projeto é sem fins lucrativos e não realiza visitas em eventos fechados, segundo Reinaldo, para não perder o foco, que é ser um momento de descontração no processo de hospitalização/internação.
Além disso, todos os voluntários são amigos, conhecidos ou familiares do casal, e as doações que já foram realizadas foram revertidas ao grupo, para aquisição de novas fantasias e equipamentos para o projeto. Por meio do voluntariado, psicólogos, estudantes, analistas de sistemas e assistentes sociais se transformam em princesas, personagens e heróis.
Riso como melhor remédio
Existem, de fato, comprovações de que rir traz benefícios ao corpo e mente, proporcionando bem-estar. No entanto, Reinaldo afirma que é muito mais que isso, e impacta não apenas os pacientes, mas até mesmo os acompanhantes, fiéis companheiros.
"O relato dos pais é sempre com bastante gratidão. Nos hospitais, eles ficam felizes por causa da mudança de rotina, que muda o dia das crianças, e nas instituições onde vamos que atendem pessoas em vulnerabilidade social, eles acabam tirando bastante foto, porque eles sabem é muito difícil ter contato com esse tipo de entretenimento", relata.
‘Heróis para Heróis’: voluntários espalham sorrisos em visitas a hospitais e lares assistenciais em Bauru (SP) — Foto: Arquivo pessoal
Além da mudança no humor e nos sorrisos que surgem na visita, ele também conta como é incrível acompanhar a recuperação dos pacientes. Um caso que o marcou muito foi durante a entrega de presentes no Natal de 2023, quando conheceu um menino que marcou muito ele e sua esposa.
"Ele ficou de três a quatro meses internado, sendo que ele ficou um mês só em UTI, teve que fazer vários procedimentos de corte, de tudo, por conta de uma bactéria que ele pegou. E graças a Deus, na visita que fizemos no Dia das Crianças a gente viu que ele estava plenamente recuperado. Isso é muito gratificante para a gente."
Além do Theo, que inspirou o projeto e participa das visitas, a filha de outra voluntária também é uma das heroínas da ação, mostrando que não existe limite de idade para fazer o bem ao próximo.
* Sob a supervisão a Mariana Bonora.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília