02/11/2016 17h56 - Atualizado em 02/11/2016 20h14

PMA diz que atendimento nos hospitais municipais retorna na quinta

CRM fará vistoria para avaliar situação do Hospital Nestor Piva.
Mais de 40 Unidades da Saúde da Família continuam fechadas.

Do G1 SE

Recepção do Hospital Nestor Piva na tarde desta segunda-feira (31). (Foto: Brunno Góes)Recepção do Hospital Nestor Piva na tarde de segunda-feira (31). (Foto: Brunno Góes)

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) informou na tarde dessa quarta-feira (2) que após diálogo com a empresa Multserv, que presta serviço de higienização, limpeza e auxílio administrativo nas unidades hospitalares, ficou acordado que os serviços serão normalizados e com isso o atendimento à população será retomado a partir das 7h da quinta-feira (3).

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva, que está sob intervenção ética do Conselho Regional de Medicina de Sergipe (CREMESE) desde terça-feira (1º), por causa da suspensão do serviço, vai passar por uma vistoria na quinta-feria (3) e a depender da situação pode ou não ser liberada para atendimento.

As Unidades de Pronto Atendimento Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) estão fechadas desde a segunda-feira (31) e segundo a Secretaria de Comunicação, as 43 Unidades de Saúde da Família (USF)  continuam com o atendimento suspenso.

A empresa MultServ informou que a suspensão do serviço foi motivada pela falta de pagamento do contrato em atraso há 11 meses, acumulando uma dívida de R$ 8,4 milhões. Cerca de 450 funcionários atuam no serviço municipal e já retornaram ao serviço na manhã dessa quarta-feira para fazer a higienização e limpeza das unidades.

Ministério Público
Na manhã dessa quarta-feira (2), uma reunião no Ministério Público Federal (MPF) com representantes das redes públicas de saúde de Aracaju e do Governo de Sergipe discutiam o plano para superar a situação de crise do serviço na capital.

Na terça-feira (1º), o Conselho Regional de Medicina (CRM) decidiu pela interdição ética na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva. O CRM informou que a medida foi tomada após uma vistoria no local. A interdição ética vai continuar até o restabelecimento do serviço de limpeza e higienização. O conselho também tentou fazer uma vistoria na UPA Fernando Franco, mas as portas estavam fechadas.