O Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) informou no início da tarde desta segunda-feira (31) que o plantão do Hospital Nestor Piva, localizado no Bairro 18 do Forte, na Zona Norte de Aracaju, está fechado por conta da suspensão dos serviços da empresa que atua na higienização, limpeza e apoio na administração da unidade de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde informou que o Hospital Desembargador Fernando Franco, no Bairro Farolândia, está na mesma situação.
“O Plantão do Nestor Piva foi fechado e deve se estender por todas as unidades de saúde de Aracaju. Está sem atendimento a pacientes externos”, disse o diretor de comunicação do Sindimed, Rodrigo Costa.
Ainda segundo o sindicato, no Hospital Municipal Desembargador Fernando Franco, no Bairro Farolândia, Zona Sul da capital, só a emergência está funcionando. “Não tem nem funcionários para a limpeza e as fichas estão sendo feitas a mão”, afirma Rodrigo Costa.
Por nota, a empresa MultServ explicou que a suspensão do serviço se deve a falta de pagamento do contrato, em atraso há mais de 290 dias, acumulando uma dívida de R$ 8.454.181,18. E diz que há meses vem alertando os gestores sobre a problemática e os riscos que a medida poderia gerar.
Mais cedo, a empresa Cavo, responsável pelo serviço de limpeza e coleta de lixo na capital, também avisou que pode suspender os serviços, por falta de pagamento.
A Prefeitura Municipal de Aracaju reconhece que a administração municipal possui débito com as empresas Cavo e Multiserv. E diz que, apesar da situação de crise que afeta o país, está somando esforços com a equipe financeira do município para que as dívidas sejam sanadas com a maior brevidade possível.