15/08/2016 21h47 - Atualizado em 15/08/2016 21h47

Vendas no comércio de SE recuaram no primeiro semestre, diz análise

Segundo levantamento, comércio ampliado recuou 16,5%.
Retração de junho chegou a 17,3%.

Do G1 SE

Centro Comercial de Aracaju  (Foto: Tássio Andrade/G1)Centro Comercial de Aracaju
(Foto: Tássio Andrade/G1)

O Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, divulgou nesta segunda-feira (15) uma análise apontando que as vendas do comércio varejista ampliado, em junho deste ano, registraram retração de 17,3%, em relação ao mesmo mês do ano passado.

O comércio varejista ampliado inclui as atividades de varejo e o comércio de veículos, motos, partes e peças e as vendas de material de construção.  Em relação à receita nominal das vendas, houve recuou de 10%, na mesma base de comparação.

Segundo a análise, de janeiro a junho deste ano, as vendas do comércio ampliado recuaram 16,5%, enquanto que a receita nominal caiu 7,5%. Ambas as comparações são em relação ao mesmo intervalo de 2015.

Comércio restrito
No comércio restrito, que inclui apenas as atividades do varejo, as vendas, com ajuste sazonal (utilizado para uniformizar os períodos de comparação), registraram queda de 0,2%, na passagem de maio para junho do ano corrente. Quanto à receita nominal, na série com ajuste sazonal, houve retração de 0,9%.

*Com informações do Boletim Econômico

tópicos:
veja também