A montagem de tendas para a festa do Réveillon na Orla de Atalaia, em Aracaju, já foi iniciada por sergipanos e turistas desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (31). A festa que começa às 21h será animada por 15 atrações sergipanas que estarão divididas em quatro palcos, sendo dois principais e dois alternativos.
Segundo o secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Cidade de Aracaju (Funcaju), Josenilton Vitale, são esperados mais de 80 mil pessoas para a festa da virada. “Este ano serão quatro toneladas de fogos que serão queimados durante 20 minutos. Será um espetáculo diferente e vai agradar ao público”, garante o secretário.
(Foto: Patrícia Cavalho/G1)
A família de Ana Lúcia de Oliveira veio de Salvador pela segunda vez. “O ambiente é muito tranquilo, diferente de qualquer capital. Entre amigos e familiares são mais de 20 pessoas. Alguns familiares chegaram às 8h para garantir uma vista privilegiada junto ao palco principal", comenta Ana.
“Uma parte da turma vai ficar aqui até às 14h e a outra está em casa preparando a comida para a festa”, completa animada a turista que planejou muito bem esta noite. Ela trouxe quatro caixas de isopor, um garrafão de água com 20 litros, além de cadeiras.
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) distribuiu em toda a praia cerca de 20 fiscais para orientar na montagem das tendas e barracas. “Não é permitido a instalação de tendas sobre áreas que tirem a visibilidade do camarote da acessibilidade. É também necessário deixar um corredor entre uma barraca e outra para a passagem de viaturas da saúde e polícia”, informa um dos fiscais da Emsurb, Adilson Marques.
surfar (Foto: Patrícia Cavalho/G1)
Um grupo de amigos chegou à praia por volta das 6h para garantir o espaço para mais de 30 pessoas. Para suportar o calor e o cansaço até o espetáculo, eles criaram alternativas que vão desde a hidratação com líquidos até banhos de mar e surfe. “Não há cansaço nessa galera. Tá todo mundo aguardando a virada animado e torcendo para 2014 trazer paz e muita prosperidade”, comenta Felipe Teti, que há oito anos seguidos participa da festa.
A animação do lado de fora das tendas não está a mesma de quem vai curtir a festa. Para alguns comerciantes a mudança na programação do show da virada afastou muitos turistas. “Logo pela manhã era impossível transitar pela orla porque a quantidade de tendas era muito grande. Hoje está parecendo até um dia normal”, reclama o comerciante Severino Ramos Chagas.
(Foto: Patrícia Cavalho/G1)
Grazi Matos prefere não precipitar qualquer aposta e aguardar o público chegar. “Confesso que o movimento está diferente do ano passado, mas prefiro acreditar que teremos um bom faturamento”, fala a comerciante.
Estrutura da festa
A Polícia Militar (PM) conta com 300 homens para garantir a segurança das pessoas durante os festejos da virada. Já a Guarda Municipal vai dar o apoio operacional aos órgãos envolvidos na festa e suporte à população, no acesso ao terminal de ônibus da Atalaia. Cerca de 115 agentes estarão trabalhando na área do evento. A organização do trânsito também contará com cerca de 35 homens da CPRV e CPTran.
A estrutura contará ainda com um Posto de Saúde, com dois médicos, um enfermeiro e seis técnicos, mais três pessoas para a parte administrativa, além de três viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo duas de suporte avançado e uma de suporte básico.