09/07/2013 12h21 - Atualizado em 09/07/2013 12h32

Presidente da OAB/SE pede assinaturas para o ‘Eleições Limpas’

Carlos Augusto Monteiro destaca a importância do projeto.
Assinaturas devem ser feitas através do site.

Do G1 SE

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está apoiando o projeto ’Eleições Limpas’, promovido pelo Movimento de Combate à Corrupção (MCCE), do qual o Conselho Federal da OAB faz parte. O presidente da Seccional Sergipe, Carlos Augusto Monteiro, destaca a importância do projeto para a evolução da democracia no país e pede que os sergipanos colaborem fazendo assinaturas através do site.

“As manifestações que estão sendo realizadas em todo ao país são as respostas que a população está insatisfeita com os serviços públicos que estão sendo prestados. O povo pede combate a corrupção e melhorias. A OAB já defende a reforma eleitoral há vários anos e agora foi constatado que chegou o momento de pressionar no Congresso Nacional e convocar a população para participar da mudança deste modelo político que não está funcionando”, explica.

Carlos Augusto Monteiro destaca a importância do projeto (Foto: Marina Fontenele/G1)Carlos Augusto Monteiro destaca a importância do
projeto (Foto: Marina Fontenele/G1)

Para endossar o projeto, que visa reformar o atual sistema eleitoral e seu financiamento, basta enviar a assinatura através do site do ‘Eleições Limpas’, também disponível nas páginas do Conselho Federal e Seccionais da OAB. Para que o projeto de iniciativa popular seja apresentado ao Congresso Nacional, será necessário coletar 1,6 milhão de assinaturas (1% do eleitorado).

Entre os principais objetivos do projeto, dos mesmos criadores do projeto estão a retirada das empresas do financiamento de campanhas, menor número de candidatos e com mais propostas e maior liberdade de expressão na internet. "É preciso que o Estado cuide do cidadão, que ofereça saúde, educação e transporte coletivo de qualidade, o que só será possível a partir de uma reforma política", afirmou Monteiro.

tópicos:
veja também