A senadora Maria do Carmo Alves, do DEM, foi reeleita senadora por Sergipe com 448.102 dos votos totais, o que representa a 48,91% dos votos válidos. A senadora está concluindo o segundo mandato e vai para o terceiro. Em segundo lugar ficou o deputado federal Rogério Carvalho (PT) que conquistou 45,52% dos votos (confira a apuração completa no estado). O primeiro suplente de Maria do Carmo é Ricardo Franco (PTB) e o segundo é Pastor Virgínio (PSC).
Campanha
Durante a campanha, o principal adversário de Maria do Carmo, Rogério Carvalho (PT), atacou a senadora nos programas eleitorais e afirmava que o mandato legislativo dela é caracterizado por poucos pronunciamentos e pouca atuação parlamentar em Projetos de Lei, Emendas e Relatorias. A ausência da senadora também foi comentada pelo grupo de oposição.
Em contrapartida, Maria mostrou o trabalho social que realiza e contou com a participação de famílias carentes que ela ajudou. Além de contar com o apoio do seu esposo, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho. A democrata se manteve à frente do adversário durante toda a campanha liderando as intenções votos.
Alves (Foto: Kedma Ferr/TV Sergipe)
Perfil
Maria do Carmo tem 73 anos, nasceu no dia 23 de agosto de 1941 no município sergipano de Cedro de São João, a 106 Km de Aracaju. Advogada formada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), é casada com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), que foi o primeiro governador de Sergipe. O casal tem três filhos.
Em 1996, ela se filiou ao PFL, e obteve o terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de Aracaju, em sua primeira disputa eleitoral. Na eleição seguinte, 1998, foi eleita senadora da República por Sergipe e foi reeleita em 2006.
Por motivos de saúde, Maria se licenciou do mandato em março de 2008 e passou a cadeira para seu primeiro suplente, Virgínio de Carvalho. Retornou no início de 2009 e após João Alves Filho se eleger prefeito de Aracaju, em 2012, Maria do Carmo resolveu se afastar para colaborar com o trabalho social da prefeitura.
Maria se destacou realizando trabalhos sociais no Senado e nas Secretarias de Assistência Social junto a comunidades carentes, com distribuições de alimentos e cestas-básicas e viabilização de exames preventivos de câncer cervical em mulheres.
Confira a votação dos candidatos
Maria do Carmo (DEM): 48,91%
Rogério Carvalho (PT): 45,52%
Leandro (PSTU): 2,87%
Professor Marques (PCB): 1,82%
Bila (PPL): 0,88%