Retomada do Porto de Itajaí impacta na criação de empregos
A proposta de federalização do Porto de Itajaí - hoje com administração cedida à prefeitura - será apresentada na próxima semana, na segunda (9) ou terça-feira (10), pelo Ministério dos Portos e Aeroportos ao presidente Lula e à Casa Civil. A informação foi confirmada pelo ministro Silvio Costa Filho em entrevista nesta quinta-feira (5) em Brasília.
A data de apresentação, porém, depende de agenda, mas o ministro falou em "possibilidade real de nacionalizar" a estrutura em Itajaí, cidade com o maior Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina.
"Nós vamos apresentar a Casa Civil, ao ministro Rui [Costa] possivelmente na próxima segunda e terça feira. Eu estou só dependendo da agenda, a proposta já está fechada. A gente vai levar duas alternativas para o final, o presidente Lula e todos nós tomarmos uma decisão de maneira coletiva", declarou o ministro de Portos e Aeroportos.
Ministro Silvio Costa Filho em Santos (SP) — Foto: Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna
O movimento busca a retomada das atividades com contêineres, após o período de ociosidade causado pelo atraso no leilão de concessão, que deveria ter ocorrido em 2022, ainda no governo anterior. Silvio Costa Filho falou também sobre a situação da estrutura.
"Infelizmente o porto de Itajaí foi fechado no governo anterior. Não se teve nenhuma atenção pelo Porto, pelo contrário, porque nós vimos porto fechado, porto desestruturado e mais do que isso, desempregando milhares de pessoas", completou.
Como todos os portos públicos, o Porto de Itajaí é propriedade da União e o convênio com a prefeitura do município do Litoral Norte encerra em 31 de dezembro.
"Nesse último ano, conseguimos retomar as atividades do Porto, as operações de navio, e agora a gente está tendo a ampliação dos investimentos. Estamos discutindo dentro do governo uma possibilidade real de nacionalizar o Porto de Itajaí. Vamos dialogar naturalmente com todas as autoridades para, ao final, fazer a melhor construção que de fato leve o desenvolvimento, não só para Itajaí para toda a região, mas sobretudo para o estado de Santa Catarina", diz.
Porto de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina — Foto: Luciano Sens/Porto de Itajaí