Reunião do Cosud no Rio de Janeiro, em 2023 — Foto: Roberto Zacarias/Secom
Florianópolis recebe a partir desta quinta-feira (21) a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) com a presença confirmada dos governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais) e Cláudio Castro (Rio de Janeiro), além dos demais chefes dos sete estados que compõem as duas regiões, responsáveis por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Entre governadores, secretários, servidores e demais autoridades, a expectativa para o evento, que segue até o sábado (23), é reunir mais de 500 pessoas. Entre os chefes de Executivo, a única ausência confirmada é do governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, que será representado pelo vice Gabriel Souza.
A programação acontece no Costão do Santinho, no Norte da Ilha de Santa Catarina. O encontro busca discutir ações conjuntas para o desenvolvimento dos estados com prioridade para segurança pública, meio ambiente, economia, saúde, educação e desenvolvimento humano.
O sábado, dia do encerramento, será dedicado à elaboração da Carta de Florianópolis. O documento trará as diretrizes formuladas pelos grupos temáticos e acordadas entre os estados.
Governadores confirmados:
- São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos)
- Minas Gerais: Romeu Zema (Novo)
- Rio de Janeiro: Cláudio Castro (PL)
- Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB)
- Paraná: Ratinho Junior (PSD)
- Santa Catarina: Jorginho Mello (PL)
- Rio Grande do Sul: Gabriel Souza (MDB), vice-governador