Vídeo: raio atinge subestação de luz e deixa milhares de imóveis sem energia em SC
Um vídeo flagrou o momento em que um raio atingiu uma torre de energia na saída da subestação de Blumenau, terceira cidade mais populosa de Santa Catarina localizada no Vale do Itajaí. A situação aconteceu na tarde de quinta-feira (24) e deixou cerca de 56 mil imóveis sem luz.
Ainda na quinta, os técnicos da Celesc, responsável pela substação, conseguiram puxar a energia de outros locais para minimizar o impacto do problema.
A ventania e o temporal que atingiram a cidade também causaram outros problemas na rede elétrica, que seguem sendo resolvidos nesta sexta-feira (25).
A cidade abriga a Oktoberfest, maior festa alemã das Américas e, por conta da ventania, parte da estrutura do evento também foi danificada durante o temporal. Três pessoas se feriram.
Nas imagens divulgadas pela Celesc é possível ver que o homem que gravava o vídeo do raio disse: "Arrebentou o cabo da linha". Chovia no momento (assista acima).
"O raio caiu em cima do cabo de proteção, que é o cabo para-raio da nossa linha, da nossa estrutura. Só que a intensidade do raio foi tão forte, da descarga elétrica dele foi tão forte, que rompeu o cabo de proteção. E esse cabo de proteção veio abater nos condutores energizados, ocasionando o rompimento desse condutor também, e a falta de energia", explicou o gerente regional da Celesc em Blumenau, João Marcos Ribeiro.
Segundo o painel de monitoramento da Celesc, até as 8h40 desta sexta cerca de 233 unidades consumidoras seguiam sem luz por conta de quedas de luz acidentais. A expectativa é que o serviço seja completamente normalizado durante a tarde.
Raio atinge subestação de luz e deixa milhares de imóveis sem energia em SC — Foto: Celesc/Divulgação
Chuva em SC
A passagem de uma frente fria na quinta também provocou temporais em outras partes de Santa Catarina. Em Lages, principal cidade da Serra, teve queda de árvore e oito casas destelhadas.
Em Criciúma, a mais importante cidade do Sul do estado, parte da estrutura de um evento ao ar livre foi destruída pelas rajadas de vento. Alguns alimentos e produtos que seriam vendidos no festival, no Parque das Nações, foram perdidos.
Estrutura na praça de alimentação da Oktoberfest Blumenau caiu — Foto: Ana Cristina Machado/ NSC TV