Mãe e filhos estavam desaparecidos — Foto: Redes sociais/ Reprodução
Um homem foi preso suspeito de matar a mulher e os filhos, de 2 e 4 anos, encontrados carbonizados dentro de um carro em Ibirama, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, na quinta-feira (29).
Ele confessou o crime ao ser abordado por policiais militares em um restaurante no Paraná. Conforme o depoimento dele, os corpos são de Edinéia Telles e filhos, que estavam desaparecidos desde a última terça-feira (27).
Confira, abaixo, o que se sabe e o que falta saber sobre o crime:
- Quem são as vítimas?
- Onde os corpos foram encontrados?
- Há suspeitos?
- Onde ele foi localizado?
- O que motivou o crime?
- Como o crime ocorreu?
- Onde as armas foram escondidas?
- Para onde o suspeito iria?
1. Quem são as vítimas?
As vítimas, segundo depoimento do suspeito, são Edinéia Telles e os filhos Luan e Lyan. Eles estavam desaparecidos deste a última terça-feira (27).
2. Onde os corpos foram encontrados?
Os corpos foram encontrados carbonizados dentro de um carro incendiado em uma ribanceira no bairro Dalbérgia, em Ibirama, no Vale do Itajaí, segundo a delegada Elisabete da Cruz Pardo.
3. Há suspeitos?
O companheiro da vítima e pai das crianças, Gilson Haskel, está preso suspeito pelo assassinato dos familiares. Além dele, o irmão foi preso por ajudar a esconder os corpos e as armas usadas. O g1 não conseguiu contato com a defesa deles.
4. Onde o preso foi localizado?
Suspeito pela morte de mulher e filhos carbonizados é preso em lanchonete no PR
De acordo com a Polícia Militar, no momento da abordagem, o suspeito pelos homicídios estava comendo um lanche em um restaurante entre Guaraniaçu e Ibema, no Paraná (assista acima).
Inicialmente, ele questionou o motivo da abordagem, mas confessou os crimes à PM em seguida, conforme a corporação. O irmão dele foi preso em Rio do Sul, em Santa Catarina.
5. O que motivou o crime?
Para a PM, o homem disse que foi motivado "pelas dívidas acumuladas pelo casal e pela intenção da esposa de se divorciar". A Polícia Civil divulgou que o homem cometeu os assassinatos após chamar a mulher para combinarem sobre a guarda dos filhos.
6. Como o crime ocorreu?
O homem relatou aos policiais militares, ao ser detido, que usou um revólver e uma espingarda para atirar contra as vítimas. Depois, ele disse ter enterrado as armas. Em depoimento à Polícia Civil, relatou que atirou contra a mulher duas vezes e depois contra as crianças. Quatro tiros foram ouvidos na vizinhança.
Segundo a delegada Elisabete da Cruz Pardo, "há indicativos de que foi ateado fogo no veículo e depois foi jogado na ribanceira". A hipótese é apurada por meio de perícia. O carro foi encontrado incendiado.
"Há indicativos de que foi ateado fogo no veículo e depois foi jogado na ribanceira. Mas tudo isso quem vai nos dizer é a perícia", afirma.
Carro onde corpos foram encontrados, em Ibirama (SC), foi incendiado — Foto: Greice Sauer/RBA TV
7. Onde as armas foram escondidas?
O homem admitiu na conversa que enterrou o revólver em uma horta no fundo da própria casa, e a espingarda no terreno do irmão.
O irmão do autor dos crimes deve responder por ocultação e destruição de cadáver, fraude processual, porte ilegal de arma de fogo e por deixar de comunicar a autoridade competente a violência contra criança e adolescente.
8. Para onde o suspeito iria?
O homem relatou à PM que estava se deslocando sentido Paraguai. Dentro do carro, que era do irmão, havia diversas latas de sardinha, pães, água, cobertor e roupas para se manter em caso de necessidade, informou a Polícia Militar.
Arma foi encontrada pela polícia — Foto: Divulgação
Desaparecimento
Familiares de Edinéia Telles e dos filhos Luan e Lyan chegaram a publicar pedidos de ajuda para encontrá-los nas redes sociais. A suspeita é de que as vítimas sejam os desaparecidos, segundo a PM, porque os corpos foram achados em um veículo com placa no nome dos familiares.