Por Caroline Borges, Igor Santos, g1 SC e NSC TV


Casa alagada no Sul de Santa Catarina na manhã desta sexta-feira — Foto: Igor Santos/NSC TV

Moradores de três bairros do interior de São João do Sul, no Sul de Santa Catarina, substituíram os carros e, há cerca de uma semana se locomovem com a ajuda de barcos. A cidade está com diversas ruas e casas alagadas e soma 211 pessoas desalojadas (casa de parentes ou amigos), segundo relatório da Defesa Civil de quinta-feira (16).

Com 8,6 mil habitantes, o município faz divisa com o Rio Grande do Sul, também atingido por enchentes. Nesta sexta-feira (17), segue a previsão de chuva e há "perigo potencial" de tempestade.

Cidade de SC após alagamentos — Foto: Igor Santos/NSC TV

De acordo com Diego Herr, coordenador da Defesa Civil da cidade, a situação de chuva já dura 15 dias. Os primeiros alagamentos aconteceram ainda no início do mês, quando a lâmina baixa de água atingiu algumas casas. No início da semana, com mais chuva, a situação piorou.

"Quando veio a segunda chuva intensa agora, que iniciou dia 11, já tinham lugares alagados aqui, mas as pessoas ficam vivendo normalmente com a situação e depois intensificou", disse o coordenador.

De acordo com a Defesa Civil, 10 comunidades chegaram a ficar isoladas e 16 vias foram interditadas. As aulas foram suspensas na segunda (13) e terça (14), mas retornaram ao longo da semana.

Até quinta-feira, a cidade contabilizada 55 imóveis atingidos e estragos de infraestrutura. A cidade decretou situação de emergência.

São João do Sul, no Sul de Santa Catarina, tem moradores fora de casa e alagamentos — Foto: Igor Santos/NSC TV

Previsão do tempo

Santa Catarina segue em alerta para chuvas. O risco é alto a moderado para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas.

Avisos e Alertas da SDC

  • Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.
  • Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!