Pessoa mexe em celular na frente de computador (imagem ilustrativa) — Foto: TV Globo/Reprodução
A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (9) a "Operação Delegado Fake" contra um suspeito de invadir o telefone funcional de um delegado da corporação em Santa Catarina e pedir dinheiro para amigos e familiares do investigador.
O mandado de busca e apreensão foi cumprido em Diadema (SP), nesta manhã. No local, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, que serão analisados para a continuidade das investigações e identificação de outros envolvidos.
Ainda conforme a Polícia Civil, o investigado usou "engenharia social" e conseguiu ter acesso a informações sigilosas do delegado catarinense. A identidade do alvo do mandado não foi informada.
A operação foi conduzida pela Delegacia de Defraudações da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC). Houve o apoio do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e da Polícia Civil de São Paulo.
O nome da ação faz alusão ao crime cometido contra um delegado. O suspeito é investigado por falsidade ideológica, estelionato e invasão de dispositivo eletrônico.
Golpe após roubo de celular, do falso empréstimo e do falso boleto: quais os mais comuns