Balada é interditada em Florianópolis — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Uma balada de Florianópolis foi interditada após parte do terraço do estabelecimento afundar durante a inauguração, no sábado (5). A ordem para manter a casa noturna fechada é da Polícia Civil, que apontou irregularidades no local na tarde de quarta-feira (9).
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou um procedimento sobre o local e citou a preocupação em evitar uma tragédia como aconteceu com a Boate Kiss.
Em comunicado horas depois, o estabelecimento afirmou que passou por inspeção da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que autorizaram a continuidade do evento (veja a nota abaixo).
Conforme o delegado Gustavo Kremer, da Gerência de Fiscalização de Jogos, Diversões Públicas e Produtos Controlados, o espaço só poderá voltar a funcionar assim que regularizar pendências relativas à segurança. A ação tem com objetivo de garantir o bem-estar das pessoas.
Além da casa noturna, a Polícia Civil também interditou um motel, localizado na SC-401.
Já o MPSC, pediu esclarecimentos dos fatos noticiados na inauguração e também informações sobre o protocolo de evacuação aplicado no caso. O prazo de resposta é de 15 dias.
Em nota, o Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, titular da 29ª PJ da Capital, afirmou que as informações noticiam possível descumprimento da legislação.
"A atuação preventiva mostra-se prudente e extremamente relevante, na medida em que, a exemplo do que aconteceu na tragédia da "Boate Kiss", deve ser sempre respeitado o número máximo de pessoas que a casa suporta, coadunando-se para que possa haver espaço para que o público se divirta e circule livremente pelo ambiente, possibilitando em caso de emergência que haja evacuação rápida do local", disse.
No sábado, a Undr publicou uma nota esclarecendo o episódio na inauguração (leia abaixo). Nesta quinta-feira, o g1 tentou contato com a balada, mas não houve retorno até a última atualização.
O que diz a casa
Sobre o ocorrido de ontem em nosso evento de abertura, dia 4, o terraço afundou em um ponto específico devido ao revestimento de madeira, que acabou cedendo em cima de um registro de água desativado. Felizmente sem oferecer qualquer risco, pois a parte de madeira é apenas a superfície estética, logo abaixo há um piso de concreto.
Rapidamente resolvemos o vazamento de água e interditamos o espaço.
Não houveram feridos, mas contamos com a presença de brigadista e equipe de controle de crise auxiliando no suporte aos presentes.
Durante a noite, após o ocorrido, passamos por inspeção da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que autorizaram a continuidade do evento afirmando não haver riscos e que a atuação da casa atendia às normas. Reforçamos esse cuidado com a presença do nosso engenheiro responsável.
Nos desculpamos pelo ocorrido e assumimos o imprevisto. Rigorosamente, mesmo com todo a cautela e fiscalização já existentes, estamos redobrando os cuidados relacionados à nossa estrutura e atendimento, além da reforma de todo o revestimento de madeira usado no Terraço.
Frisamos que o espaço foi reformado atendendo às normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros e Prefeitura. Entendemos que se trata de uma estrutura grandiosa que precisa de atenção minuciosa para usufruir de tudo que possa proporcionar em segurança.
Entendemos o estresse que esse tipo de ocorrido pode causar e gostaríamos de nos retratar. Durante a semana nos pronunciaremos sobre a disponibilização de um voucher de entrada cortesia para todos os presentes no evento do dia 04, pra que possam experienciar a Undr Porão com toda segurança prevista pelas normas regulamentadoras.
Nosso Terraço já passa por reformas e estará liberado para acesso do público já a partir deste sábado, dia 05.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no g1 SC