Por John Pacheco, Ângela Bastos e Paulo Batistella, g1 SC e NSC


População indígena se concentra no Oeste de Santa Catarina — Foto: Alex

Santa Catarina tem 21.541 indígenas residentes de acordo com dados do Censo 2022. Na comparação com o levantamento anterior, em 2010, houve alta de 18,2%, conforme apontam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estado tem o nono menor percentual de indígenas em relação à população: 0,82%. Santa Catarina é o estado do Sul e Sudeste com a maior proporção de indígenas vivendo dentro das terras, com 49,04%.

Segundo a definição do IBGE, as localidades indígenas são formadas pelas terras indígenas oficialmente delimitadas, pelos agrupamentos indígenas e pelas demais áreas de conhecida ou potencial ocupação indígena.

A cidade de Ipuaçu, no Oeste, que tem a maior terra indígena do Sul do país - a Xapecozinho - concentra a maior população indígena do estado, com 4.034 indivíduos, mais da metade dos habitantes do município.

Chapecó, maior cidade do Oeste catarinense, é a segunda do estado com maior população indígena, com 2.535, sendo 1.865 vivendo em territórios.

Pesquise a população indígena na sua cidade:

Elevação e reconhecimento próprio

Adroaldo Antonio Fidelis, coordenador regional Inter-Sul da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Chapecó, o aumento no número de indígenas em Santa Catarina está relacionado ao autorreconhecimento.

"O autorreconhecer ou autodeclarar acontece porque aos poucos, muitos estão saindo da invisibilidade social para ocupar estrategicamente a cidadania e a luta pelos seus direitos individuais e coletivos. A partir disso, nenhum indígena se sujeita mais a ser invisibilizado", pontuou.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!