
Florianópolis libera doses de vacina bivalente contra Covid para pessoas acima de 70 anos
Florianópolis iniciou nesta segunda-feira (27) a aplicação da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19. A vacina é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.
Na capital, de acordo com cronograma, os primeiros grupos a serem vacinados são de residentes e trabalhadores de instituições de longa permanência, que serão imunizados nos próprios locais pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Também nesta primeira fase podem tomar quilombolas e pessoas acima de 80 anos. Para estes grupos, a aplicação acontece nos Centros de Saúde, com exceção das unidades da Vila Aparecida e da Costa da Lagoa.
A bivalente também é ofertada na Van Itinerante, que nesta segunda-feira estará estacionada em frente à Catedral, no Centro.
Para marcar o início da aplicação na capital, houve a oferta simbólica das doses na Casa Divina Providência, no bairro Trindade. A primeira pessoa a receber o imunizante foi a Irmã Olga Maria Brach, de 100 anos.
Idosa de 100 anos foi a primeira a receber vacina bivalente em Florianópolis — Foto: Leda Lamas/SMS
Demais grupos
A prefeitura informou que para avançar e informar as datas para os outros grupos previstos aguarda definições do Ministério da Saúde, como o envio de novas doses. Também vão receber a bivalente:
- maiores de 70 anos de idade;
- pessoas com 60 a 69 anos;
- imunocomprometidos;
- gestantes e puérperas;
- trabalhadores da saúde;
- pessoas com deficiência permanente;
- população privada de liberdade;
- adolescentes cumprindo medida socioeducativa;
- funcionários do sistema prisional.
Esquema vacinal
A ideia é dar a bivalente para quem já tem pelo menos duas doses, ou seja, quem só tomou uma dose até agora, vai ter que tomar ainda a segunda dose da primeira versão da vacina para estar apto a tomar a bivalente.
Abaixo, confira o esquema vacinal recomendado:
Plano nacional de vacinação contra Covid-19 2023 — Foto: Reprodução
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no g1 SC