Por Sofia Mayer, g1 SC


Redemoinhos se formam e levantam guarda-sóis em Balneário Camboriú

Redemoinhos se formam e levantam guarda-sóis em Balneário Camboriú

Imagens que mostram redemoinhos de areia, guarda-sóis voando e um banhista sendo arrastado na Praia Central, em Balneário Camboriú, Litoral Norte, repercutiram na web e divertiram internautas (assista acima). O caso aconteceu no início da tarde de terça-feira (15).

"Dubai brasileira com tempestade de areia e tudo", comentou uma internauta. "Culpa do alargamento da praia. Se não tivesse alargado, as pessoas não estariam aí", brincou outro seguidor.

De acordo com Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições de tempo no estado, os pequenos redemoinhos, conhecidos como dust devil (demônio da poeira, em português), provocam ventos intensos durante as ocorrências.

"Podem ser de poeira, gelo, neve, fogo, água. Muito comuns. São pequenos redemoinhos que [se formam] junto ao chão. A principal característica deles é que não estão associados a uma nuvem", explica o especialista.

Diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Melo conta que as rajadas de vento podem ter alcançado a marca de 80 km/h nas praias do município na terça-feira. Em perímetro urbano, o valor máximo registrado foi de 48 km/h.

Aparição rápida, mas intensa

A gaúcha Naiara Broch, que mora em Balneário Camboriú há dois meses, registrou a ocorrência e conta que o evento durou cerca de dois minutos, mas surpreendeu pela intensidade. Os ventos começaram, segundo ela, por volta das 12h35.

"Nunca tinha visto. Uma mulher atrás de mim disse que mora há 38 anos e nunca tinha visto antes", comenta.

Ventania chamou a atenção de banhistas — Foto: Reprodução/ Redes sociais

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!