Por Carolina Fernandes, g1 SC e NSC TV


IFSC aprova exigência de vacinação contra a Covid para os alunos

IFSC aprova exigência de vacinação contra a Covid para os alunos

Os estudantes de ao menos duas instituições de ensinto de Santa Catarina vão precisar apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. A exigência do comprovante para frequentar as aulas presenciais foi aprovada pela Universidade de Fronteira Sul (UFFS) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Nesta terça-feira (1º), as atividades presenciais na UFFS foram retomadas para quem recebeu as duas doses da vacina ou quem apresentar exames negativos para Covid-19 a cada 72 horas (veja mais detalhes abaixo).

Na segunda-feira (31), o Conselho Superior do IFSC aprovou a exigência do comprovante de vacinação de estudantes para entrada e permanência nos câmpus, no entanto ainda a medida ainda não entrou em vigor. Todas as unidades da instituição estão com atividades presenciais em andamento.

Alunos da UFFS devem apresentar comprovante de vacinação contra a Covid

Alunos da UFFS devem apresentar comprovante de vacinação contra a Covid

A maioria dos câmpus estão na fase 4 da Política de Segurança Sanitária (PSS), que permite até 80% da comunidade acadêmica de forma presencial simultaneamente.

Em razão do cenário atual da pandemia, a instituição adiou a volta com 100% da comunidade presencial no campus de Florianópolis, que estava programada para ocorrer em 31 de janeiro, para o dia 21 de março.

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) — Foto: NSC TV/ Reprodução

O campus catarinense da instituição, que fica em Chapecó, no Oeste catarinense, informou que as pessoas que possuam recomendação para não vacinação ou que pertençam a grupos de risco devem permanecer com atividades remotas domiciliares.

A comprovação da vacinação contra a Covid-19 será cobrada de toda a comunidade acadêmica que frequentará o campus.

Campus fica em Chapecó (SC) — Foto: NSC TV/ Reprodução

A instituição informou que também que para o retorno presencial organizou a demarcação de espaços com distanciamento, a redução de número de carteiras em salas de aula, disponibilização de álcool gel nos ambientes e a higienização das superfícies a cada intervalo de aula.

"Também, teremos um canal de denúncia a casos de descumprimento das normas, o que poderá resultar em processos disciplinares para aqueles que descumprirem as orientações institucionais", informou a instituição por meio de nota.

IFSC

A exigência de vacinação contra a Covid para os estudantes da instituição ainda não está em vigor. Um grupo de trabalho será formado nos próximos dias para definir as regras e eventuais penalidades em caso de descumprimento da norma.

Campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). — Foto: Reprodução/NSC TV

As regras para vacinação de servidores docentes e técnico-administrativos, trabalhadores terceirizados, estagiários, bolsistas e monitores em atuação no IFSC já foram definidas anteriormente.

Atualmente a instituição permite que até 80% da comunidade acadêmica de forma presencial simultaneamente.

"A prioridade de retorno presencial é para estudantes formandos, para aulas de laboratório e realização de experimentos para a conclusão de projetos integradores e trabalhos finais de curso, aulas práticas de laboratório, estudantes de cursos de educação de jovens e adultos (EJA-EPT) e outros grupos de estudantes considerados prioritários pelo câmpus. Também são disponibilizados laboratórios de informática a estudantes que precisem utilizar os computadores da instituição para realizar as atividades não presenciais", informou a instituição por meio de nota.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 SC nos últimos dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!