
IFSC aprova exigência de vacinação contra a Covid para os alunos
Os estudantes de ao menos duas instituições de ensinto de Santa Catarina vão precisar apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. A exigência do comprovante para frequentar as aulas presenciais foi aprovada pela Universidade de Fronteira Sul (UFFS) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Nesta terça-feira (1º), as atividades presenciais na UFFS foram retomadas para quem recebeu as duas doses da vacina ou quem apresentar exames negativos para Covid-19 a cada 72 horas (veja mais detalhes abaixo).
Na segunda-feira (31), o Conselho Superior do IFSC aprovou a exigência do comprovante de vacinação de estudantes para entrada e permanência nos câmpus, no entanto ainda a medida ainda não entrou em vigor. Todas as unidades da instituição estão com atividades presenciais em andamento.

Alunos da UFFS devem apresentar comprovante de vacinação contra a Covid
A maioria dos câmpus estão na fase 4 da Política de Segurança Sanitária (PSS), que permite até 80% da comunidade acadêmica de forma presencial simultaneamente.
Em razão do cenário atual da pandemia, a instituição adiou a volta com 100% da comunidade presencial no campus de Florianópolis, que estava programada para ocorrer em 31 de janeiro, para o dia 21 de março.
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) — Foto: NSC TV/ Reprodução
O campus catarinense da instituição, que fica em Chapecó, no Oeste catarinense, informou que as pessoas que possuam recomendação para não vacinação ou que pertençam a grupos de risco devem permanecer com atividades remotas domiciliares.
A comprovação da vacinação contra a Covid-19 será cobrada de toda a comunidade acadêmica que frequentará o campus.
Campus fica em Chapecó (SC) — Foto: NSC TV/ Reprodução
A instituição informou que também que para o retorno presencial organizou a demarcação de espaços com distanciamento, a redução de número de carteiras em salas de aula, disponibilização de álcool gel nos ambientes e a higienização das superfícies a cada intervalo de aula.
"Também, teremos um canal de denúncia a casos de descumprimento das normas, o que poderá resultar em processos disciplinares para aqueles que descumprirem as orientações institucionais", informou a instituição por meio de nota.
IFSC
A exigência de vacinação contra a Covid para os estudantes da instituição ainda não está em vigor. Um grupo de trabalho será formado nos próximos dias para definir as regras e eventuais penalidades em caso de descumprimento da norma.
Campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). — Foto: Reprodução/NSC TV
As regras para vacinação de servidores docentes e técnico-administrativos, trabalhadores terceirizados, estagiários, bolsistas e monitores em atuação no IFSC já foram definidas anteriormente.
Atualmente a instituição permite que até 80% da comunidade acadêmica de forma presencial simultaneamente.
"A prioridade de retorno presencial é para estudantes formandos, para aulas de laboratório e realização de experimentos para a conclusão de projetos integradores e trabalhos finais de curso, aulas práticas de laboratório, estudantes de cursos de educação de jovens e adultos (EJA-EPT) e outros grupos de estudantes considerados prioritários pelo câmpus. Também são disponibilizados laboratórios de informática a estudantes que precisem utilizar os computadores da instituição para realizar as atividades não presenciais", informou a instituição por meio de nota.