Por Carolina Fernandes, g1 SC e NSC TV


Índice geral de abstenção na prova da UFSC chega a 24,4%

Índice geral de abstenção na prova da UFSC chega a 24,4%

Dos mais de 18 mil candidatos inscritos para fazer a prova do vestibular 2022 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no sábado (29) e domingo (30), 4.428 mil não compareceram.

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) divulgou no domingo os gabaritos preliminares das provas.

Prova do vestibular 2022 da UFSC ocorreu no sábado e domingo — Foto: Henrique Almeida/ Divulgação

Segundo a Coperve, o índice de abstenção de 24,4% está dentro do esperado.

“Nos últimos anos a nossa abstenção varia entre 20% e 23%. As pessoas têm medo da pandemia, e teve quem não se vacinou nem quis fazer a testagem”, disse a presidente da Coperve, Maria José Baldessar.

Abertura de local de prova no vestibular UFSC 2022 no sábado — Foto: Eveline Poncio/NSC TV

Os candidatos têm até as 18h desta segunda-feira (31) para apresentar recursos ao conteúdo das provas e ao gabarito das provas objetivas e da redação.

O concurso foi o primeiro com provas presenciais da pandemia, após três edições feitas por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de vestibulares anteriores da UFSC.

LEIA TAMBÉM:

Provas

Vestibular da UFSC ocorre presencialmente neste fim de semana

Vestibular da UFSC ocorre presencialmente neste fim de semana

O tema da redação no vestibular da UFSC foi "A relação entre o agronegócio e o meio ambiente no desenvolvimento econômico no Brasil".

No sábado, os alunos responderam questões de línguas, matemática e biologia. No domingo, os candidatos respondem às provas de ciências humanas e sociais, física, química e redação. As provas aconteceram em mais de 20 cidades.

Por meio do vestibular, a UFSC disponibiliza 4.521 vagas em 98 cursos de graduação, distribuídas em cinco campi da universidade: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.

Por causa da pandemia do coronavírus, o vestibular da UFSC 2022 foi feito em dois dias, diferentemente de outros anos, onde o processo seletivo durava três dias. Nesta edição, a organização retirou as questões discursivas do processo.

Para fazer a prova, os alunos precisaram apresentar o cartão de vacinação preenchido ou o teste PCR não reagente (negativo). Durante o período de prova, o uso da máscara também foi obrigatório.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 SC nos últimos dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!