Por Joana Caldas, g1 SC


Obra de alargamento da Praia Central, em Balneário Camboriú, em 30 de outubro — Foto: Element Films/Divulgação

Donos de quiosques, bares e restaurantes localizados perto da Praia Central, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, relatam otimismo com o alargamento da faixa de areia. "Desde que a obra começou, temos mais clientes e a cidade está mais movimentada", afirmou Gabriela Moro, que é proprietária de um bar e um restaurante na Avenida Atlântica, em frente à orla.

No domingo (31), terminou a etapa com a draga, que trazia areia de uma jazida até a orla. Porém, a parte Norte só será totalmente liberada aos banhistas após o desmonte da tubulação que foi usada para levar a areia da embarcação até a praia. Essa última parte dos trabalhos deve durar entre 20 e 30 dias, conforme a prefeitura.

LEIA TAMBÉM:

Espaço

Há 17 anos, Elenir Nunes tem um quiosque em frente à Praia Central para vender milho, churros e alugar cadeiras e guarda-sóis. O andamento da obra não atrapalhou a rotina no estabelecimento. Em vez disso, ela relatou mais clientes e mais espaço para poder colocar o material que aluga.

Quiosque em frente à Praia Central, em Balneário Camboriú — Foto: Ponto 168/Divulgação

"Estava bem pouca a extensão de areia, não tinha mais onde pôr guarda-sol. Agora ficou grande", disse Elenir.

O quiosque dela fica mais próximo da Barra Sul, local que já não está mais interditado. "Tem bastante gente vindo sim. Este mês, o tempo não ajudou, não deu muita praia. Mas acho que vai aumentar sim o movimento. Estamos otimistas", afirmou.

Otimismo após período difícil

Gabriela Moro também está há bastante tempo trabalhando em Balneário Camboriú. O restaurante dela está aberto há 28 anos e o bar, há 16. Para ela, o movimento de pessoas trazido com a obra pode ser benéfico para ajudar com as perdas econômicas ocorridas por causa da Covid-19.

"Hoje temos mais fluxo de clientes do que há alguns meses atrás, quando estávamos em situação difícil, como todos, por conta da pandemia", disse.

Restaurante em Balneário Camboriú — Foto: Chaplin Restaurante/Divulgação

"A cidade está mais movimentada pelo alargamento da praia. Os nossos clientes comentam bastante e, no período que estava sendo feita aqui na frente, tinha mais gente na calçada, observando", relatou Gabriela. O restaurante fica na altura da Rua 1.300.

Curiosos acompanham obra de alargamento da Praia Central, em Balneário Camboriú, em setembro — Foto: Reprodução/NSC TV

Ela vê com otimismo o alargamento da faixa de areia da praia. "Muitos turistas virão para conhecer a nova orla. Se hoje já estão curiosos assistindo ao processo do alargamento, imagina quando a parte de revitalização estiver acontecendo. Este é um momento muito esperado pelo turismo e também pela gastronomia de nossa cidade, após tudo o que passamos nos últimos dois anos".

Término de etapa com draga

A etapa com a draga terminou no início da tarde de domingo (31), informou a prefeitura. Parte do local ainda seguirá interditada por cerca de 20 dias, para a desmontagem da tubulação usada nos trabalhos.

Draga faz celebração de despedida após atuação em obra de alargamento em Balneário Camboriú — Foto: Element Films/Divulgação

Segundo a prefeitura, perto das 13h chegou à praia o último montante de areia. A parte da praia que continuará interditada vai desde a altura da rua 1.900 até o Pontal Norte, um trecho de quase 2 quilômetros. A praia tem 5,8 quilômetros.

Com a obra de alargamento, a faixa de areia da Praia Central passou de uma média de 25 metros para 70 metros.

Obra de alargamento da faixa de areia na Praia Central, em Balneário Camboriú, em 31 de outubro — Foto: PMBC/Divulgação

Às 14h de domingo, a tripulação da draga Galileo Galilei fez uma cerimônia de despedida. A embarcação dez um movimento conhecido como rainbow, em que jatos de água são jogados para cima enquanto a draga gira.

VÍDEOS: Alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!