Por Joana Caldas, g1 SC


Obra de alargamento da faixa de areia na Praia Central, em Balneário Camboriú, neste domingo (31) — Foto: PMBC/Divulgação

A etapa com a draga na obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, terminou no início da tarde deste domingo (31), informou a prefeitura. Parte do local ainda seguirá interditada por cerca de 20 dias, para a desmontagem da tubulação usada nos trabalhos.

A draga chegou à cidade em 22 de agosto. Ela é responsável por pegar areia de uma jazida a 15 quilômetros da costa. Foi montada uma tubulação de 2,2 quilômetros, que foi acoplada à embarcação. Por essa estrutura, a draga bombeou a areia da jazida até a orla.

LEIA TAMBÉM:

Segundo a prefeitura, perto das 13h chegou à praia o último montante de areia. A parte da praia que continuará interditada vai desde a altura da rua 1.900 até o Pontal Norte, um trecho de quase 2 quilômetros. A praia tem 5,8 quilômetros.

Imagem aérea mostra alargamento da Praia Central no Pontal Norte — Foto: Element Films/Divulgação

Com a obra de alargamento, a faixa de areia da Praia Central passou de uma média de 25 metros para 70 metros.

Imagem aérea mostra máquinas trabalhando na obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central, em Balneário Camboriú — Foto: Element Films/Divulgação

Despedida da draga

Às 14h, a tripulação da draga Galileo Galilei fez uma cerimônia de despedida. A embarcação dez um movimento conhecido como rainbow, em que jatos de água são jogados para cima enquanto a draga gira.

Draga faz celebração de despedida após atuação em obra de alargamento em Balneário Camboriú — Foto: Element Films/Divulgação

A celebração pôde ser vista da Praia Central. Agora, a draga segue para abastecimento e manutenção no Porto de Paranaguá, no Paraná. Depois, segue para Santos, em São Paulo, conforme a prefeitura.

Draga que atuou na obra de alargamento da Praia Central joga jato de água para cima em cerimônia de despedida de Balneário Camboriú — Foto: Ivan Rupp/Divulgação

Interdição

A prefeitura destacou que os banhistas devem ter cuidado para não invadir a área que permanece interditada. Nesse local, será desmontada a tubulação, formada por 360 tubos de 6 toneladas cada.

De acordo com o município, na parte interditada ainda haverá movimentação de máquinas e trabalhadores.

Mulher atola em área interditada da megaobra de alargamento em Balneário Camboriú em 26 de outubro

Mulher atola em área interditada da megaobra de alargamento em Balneário Camboriú em 26 de outubro

Não foram registrados acidentes graves durante a obra. Porém, uma mulher ficou atolada na areia na terça (26) após invadir uma área que não estava liberada para banhistas. Ela precisou ser resgatada por um guarda-vidas.

Em setembro, uma máquina ficou atolada na areia. O operador conseguiu sair e ninguém se feriu. A máquina precisou ser puxada por outra.

VÍDEOS: Alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!