Grupo de Pinguins de Magalhães ‘fogem’ para dar uma volta em SC
Seis Pinguins de Magalhães "fugiram do frio" e fizeram um passeio no aquário em que vivem em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, na noite de quinta-feira (1º). Segundo a equipe que cuida dos animais, durante essa semana de frio, mesmo os pinguins vivendo em um ambiente controlado, eles passaram mais tempo dentro da água para se aquecer. Um peixe a mais por refeição também teve que ser destinado para cada um deles durante esses dias mais gelados.
O objetivo do "passeio" na noite de quinta foi promover o deslocamento dos pinguins até uma área mais quente do aquário, onde ficam os animais que vivem no setor que simula uma floresta tropical, e promover desafios para que eles saiam da rotina.
"Foi uma atividade de enriquecimento ambiental, apresentando novos desafios para eles saírem da rotina. O recinto deles mantém a temperatura e umidade sempre constante e confortável para eles o ano inteiro", informou a médica veterinária que cuida do animais, Veronica Takatsuka.
Joey, Ross, Chandler, Phoebe, Mônica e Rachel passearam pelo aquário — Foto: RockSet/Divulgação
Durante o passeio, que durou cerca de 20 minutos os animais aproveitaram o clima de cerca de 23°C até retornarem ao seu recinto. Em abril de 2020, os mesmos animais fizeram uma "excursão" pelo local pela primeira vez.
Segundo a administração do aquário, o local onde os Pinguins de Magalhães vivem teve a temperatura alterada de 18ºC para 19ºC em razão da onda de frio que o estado enfrentou. "Nesses dias frios a sensação térmica é menor e eles passaram a ficar mais tempo na água", informou.
A equipe que cuida dos animais também explicou que por ficarem mais tempo dentro da água, os animais gastam mais energia e, por isso, comem mais.
Pinguins dão "passeio" dentro de aquário em SC — Foto: RockSet/Divulgação
Os pinguins adolescentes foram apelidados pela equipe de Joey, Ross, Chandler, Phoebe, Mônica e Rachel. Os nomes foram inspirados na série de TV americana Friends. O passeio foi acompanhado pela equipe técnica do aquário e após a atividade os animais voltaram para o seu recinto.
Aquário
No aquário, os pinguins vivem num recinto que reproduz o ambiente natural da Patagônia. Tem ainda um sistema que permite a entrada de luz natural, segundo o estabelecimento.
Os pinguins adolescentes foram apelidados pela equipe de Joey, Ross, Chandler, Phoebe, Mônica e Rachel — Foto: RockSet/Divulgação
As aves são alimentadas duas vezes por dia, à base de peixe fresco, e entre os cuidados que recebem estão pesagem, medições e implantação de microchip para identificação. Os animais são nascidos em cativeiro e desde dezembro de 2019 moram no local.
VÍDEOS mais assistidos do G1 SC nos últimos dias
Veja mais notícias do estado no G1 SC.