Primeiro filhote de baleia-franca da temporada de 2021 é visto em SC
O primeiro filhote de baleia-franca da temporada em Santa Catarina foi avistado em uma praia de Imbituba, no Sul do estado, na terça-feira (29). O animal estava acompanhando da mãe e há indicativos de que ele tem poucos dias de vida, segundo o Projeto ProFRANCA/Instituto Australis, que monitora as baleias na região e divulgou o registro na tarde desta quarta (30) (veja no vídeo acima).
Segundo o Projeto ProFRANCA/Instituto Australis a presença de filhotes normalmente é observada a partir da segunda quinzena de julho.
Baleias-franca em SC — Foto: ProFRANCA-Instituto Australis/Reprodução
A equipe de monitoramento contou com o auxílio de um drone para registar a passagem do animal pelo litoral sul catarinense.
“Estas imagens de drone são importantes, pois a partir delas conseguimos observar melhor alguns aspectos comportamentais das baleias, reconhecer filhotes recém-nascidos, além de realizar a fotoidentificação individual dos primeiros animais que chegam na região, o que sem o drone não seria possível" , relata Eduardo Renault, gerente do projeto
Projeto registra o primeiro filhote de baleia-franca da temporada em SC — Foto: ProFRANCA - Instituto Australis/Divulgação
De acordo com as equipes, a temporada das baleias este ano começou um pouco mais cedo. O primeiro registro da chegada das baleias-franca ocorreu em 12 de junho. Geralmente, segundo o projeto, elas chegam em julho na costa e dão à luz seus filhotes cerca de 15 dias depois.
"A temporada das baleias franca vai de julho a novembro, com pico de ocorrência em setembro, porém algumas baleias podem chegar mais cedo, passar pela região, ou até mesmo já permanecer nas enseadas, no caso de fêmeas após o nascimento dos filhotes" informou o projeto.
Primeiro filhote de baleia-franca da temporada é visto acompanhado da mãe em SC — Foto: ProFRANCA-Instituto Australis/Reprodução
Baleias catalogadas
A equipe de monitoramento conseguiu registrar as identidades das primeiras baleias da temporada. Segundo os especialistas, tratavam-se de duas fêmeas, que já haviam sido catalogadas pela instituição em anos anteriores.
“A baleia mais antiga é a de número B523, que foi catalogada em 2008, reavistada em 2012 e 2018, quando estava com um filhote. A segunda baleia é a B577, que foi catalogada em 2013, e reavistada em 2016, e nas duas oportunidades estava com filhote. Com isso, já podemos inferir que as duas baleias possivelmente estejam grávidas, e quem sabe conseguimos reavistá-las com filhote nas próximas semanas”, informou a diretora do projeto, Karina Groch.
As primeiras baleias-franca da temporada 2021 eram fêmeas, segundo especialistas — Foto: ProFRANCA-Instituto Australis/Reprodução
Em 2021, a equipe do ProFRANCA espera receber a visita de baleias-franca que estiveram no Brasil em 2018, uma vez que elas retornam para a área reprodutiva a cada 3 anos.
VÍDEOS mais assistidos do G1 SC nos últimos dias
Veja mais notícias do estado no G1 SC.