Por G1 SC


Cidades de Santa Catarina registram protestos contra Bolsonaro e cortes na educação

Cidades de Santa Catarina registram protestos contra Bolsonaro e cortes na educação

Pelo menos três cidades de Santa Catarina registraram protestos na manhã deste sábado (7): Florianópolis, Chapecó, no Oeste catarinense e Joinville, no Norte do estado. Os manifestantes protestaram contra os cortes na educação, contra o presidente Jair Bolsonaro e em defesa da Amazônia.

Florianópolis

Na Capital, os manifestantes começaram a se reunir em frente a Catedral Metropolitana, que fica no Centro, às 8h45. O ato foi organizado pelo movimento Grito dos Excluídos e contou com a participação de Diretórios Centrais do Estudantes (DCEs) e partidos políticos.

Com cartazes, vestidos de preto e rostos pintados de verde e amarelo, os manifestantes protestaram contra os cortes na educação, contra a reforma da Previdência, contra o presidente Jair Bolsonaro, contra privatizações das estatais no país e no estado, pela liberação do ex-presidente Lula e em defesa da Amazônia.

Em seguida seguiram para a avenida Paulo Fontes. O trânsito ficou parado em alguns pontos para que os manifestantes pudessem passar.

FLORIANÓPOLIS, 10h39: manifestantes concentrados em frente a Catedral Metropolitana — Foto: Julio Ettore/NSC TV

Joinville

No Norte do estado, o protesto ocorreu durante o desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, na avenida Beira Rio. Os manifestantes foram os últimos a desfilarem, às 10h49. Houve vaias por parte de quem assistia o evento, mas sem incidentes.

O ato também foi organizado pelo movimento Grito dos Excluídos e contou com a participação de sindicatos, estudantes e partidos políticos.

Eles protestaram contra os cortes na educação, em defesa da Amazônia e pediram a saída de Jair Bolsonaro.

A avenida Beira Rio ficou interditada das 7h15 até o fim do desfile. Ruas próximas tiveram o trânsito desviado por causa da concentração de pessoas que iam desfilar.

JOINVILLE,10h49: manifestantes protestam durante desfile cívico — Foto: Kleber Pizzamiglio/NSC TV

Chapecó

No Oeste catarinense, os manifestantes também protestaram durante o desfile cívico, que foi realizado no Centro, na Avenida Getúlio Vargas. O ato foi contra o presidente Jair Bolsonaro, contra os cortes na Educação, contra o programa Future-se e em defesa da Amazônia.

O ato foi organizado pelo movimento Grito dos Excluídos e teve a participação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), índios de aldeias da região e estudantes da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), que também protestam contra a nomeação de Marcelo Recktenvald para reitor.

Quem assistia ao desfile vaiou o protesto, que foi pacífico. Não houve alteração no trânsito em função do ato.

CHAPECÓ, 9h44: manifestantes protestam contra cortes na Educação — Foto: Allan Borges/NSC TV

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!