Campo e negócios

Por Joana Caldas e Letícia Ferrari, g1 SC e NSC TV


Boletim da Epagri registra aumento de preços pagos a produtores catarinenses

Boletim da Epagri registra aumento de preços pagos a produtores catarinenses

O boletim agropecuário de março, elaborado todos os meses pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), mostrou que houve aumento dos preços pagos aos produtores catarinenses.

No caso do feijão-carioca, por exemplo, o preço pago ao produtor teve alta de mais de 12%. Para o agricultor que planta o feijão-preto, a variação positiva foi de 11,24%.

O relatório também abordou a influência da Guerra da Ucrânia na produção de carne no estado. O boletim foi divulgado na terça-feira (22). Confira o documento completo no site da Epagri.

Grãos produzidos em SC — Foto: Aires Mariga/Epagri/Divulgação

Para os produtores de milho, o aumento foi de mais de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. Os preços pagos aos produtores catarinenses de trigo em fevereiro estavam 18,3% acima dos registrados há um ano.

Também houve aumento do valor pago aos agricultores com lavouras de cebola. A safra 2021/2022 do alimento teve crescimento de 27,19% em relação ao ciclo agrícola anterior, conforme a Epagri.

Outro destaque do boletim agropecuário é o aumento expressivo nas exportações de banana. Entre fevereiro do ano passado e fevereiro de 2022, Santa Catarina aumentou em mais de 179% o valor mensal recebido com as exportações da fruta.

Impactos da Guerra na Ucrânia

O boletim também a influência da guerra nas exportações de carne catarinenses. No caso dos bovinos, o impacto deve ser limitado, já que os dois países não são destinos expressivos do produto. Juntos, eles respondem por 1,17% da receita com a exportação.

LEIA TAMBÉM:

A situação é parecida com a do frango. Em 2021, o Estado exportou pouco mais de 23 mil toneladas para a Rússia. Isso representa 2,2% do total vendido ao exterior. A linha é a mesma com as exportações de carne suína.

O principal problema em relação a essas carnes deverá ser o aumento dos custos de produção, já que a Ucrânia é o quarto maior exportador mundial de milho e a Rússia é grande exportadora de fertilizantes e petróleo. Esses produtos são necessários no dia a dia do produtor.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Veja também

Fique por dentro

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!