Campo e negócios

Por Camila Martins e Caroline Borges, g1 SC e NSC


Manancial que abastece Chapecó está seco — Foto: Andrielli Zambonin, NSC TV

A prefeitura de Chapecó, no Oeste catarinense, decretou situação de emergência por causa dos impactos da estiagem nesta quinta-feira (17). O fornecimento de água está sendo feito em dias alternados em 26 dos 50 bairros que há no município. O índice representa 52% da cidade.

Segundo a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), a alternância deve acontecer até o dia 28 de fevereiro. Após mais de 20 dias sem chuva, o manancial Lajeado São José, que abastece o município, está seco e a solução emergencial encontrada pela Casan foi de captar água do Rio Uruguai, na divisa com o Rio Grande do Sul, em 20 caminhões-pipa.

Nesta manhã de quinta, o prefeito João Rodrigues (PSD) propôs um termo de compromisso à Casan) para solucionar o problema. Entre os compromissos apresentados pelo Município e assumidos pela Companhia estão a perfuração de poços artesianos e a captação de água bruta em reservatórios.

Além disso, a companhia se comprometeu a disponibilizar, em até cinco dias, 10 caminhões para transporte de água potável para atender estabelecimentos como restaurantes, bares, hoteis, escolas.

LEIA TAMBÉM:

Epagri/Cepa estima perdas na safra de milho e soja

Epagri/Cepa estima perdas na safra de milho e soja

A proposta apresentada pela prefeitura de Chapecó foi anunciada durante coletiva nesta quinta Segundo o prefeito, caso a empresa não cumprir com os pedidos há chance de rompimento do contrato.

"Ou nós municipalizamos [o abastecimento de água] ou a Casan atende os pleitos que a partir de hoje serão apontados pela prefeitura", afirmou o prefeito.

Em resposta, a presidente da Casan, Roberta Maas, afirmou que as ações devem ser rápidas e severas para que a água chegue ao município. Segundo ela, a seca que atinge a cidade é a pior desde a década de 40.

"Realmente é um momento bem difícil não só para o município, mas para a região como um todo", afirmou.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 SC nos últimos dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!