Por Tiago Aguiar e Jornal Hoje


Anvisa aprova vacina contra a Covid-19 da Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos

Anvisa aprova vacina contra a Covid-19 da Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (16) a autorização de uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 6 meses a 4 anos. Procurado, o Ministério da Saúde não informou quando iniciará a compra das doses.

Até então, o uso do imunizante da Pfizer só era permitido em crianças com mais de 5 anos no Brasil. A partir dos 3 anos, as crianças já podiam receber a vacina CoronaVac.

Veja abaixo três pontos sobre a importância da vacinação nessa faixa etária.

A vacina é segura?

Para a avaliação da Anvisa, a Agência contou com a análise de especialistas de diversas associações médicas, como a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

O Presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP, Renato Kfouri, foi categórico: "nós temos muita segurança em utiliza-la na população pediátrica".

"É importante lembrar que a vacina da Pfizer se mostrou extremamente segura para essa faixa etária.", reforça Guilherme Spaziani, infectologista do Instituto Emílio Ribas.

A Covid ainda mata crianças?

Até junho de 2022, de acordo com dados coletados pelo UNICEF em 91 países, a COVID-19 foi a causa de óbito de 5.376 menores de 5 anos no mundo. "Uma a cada cinco dessas mortes, aconteceram no Brasil”, declarou a Diretora Médica da Pfizer Brasil, Adriana Polycarpo Ribeiro.

A infectologista Raquel Stucchi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia alerta que a Covid-19 matou "14 vezes mais que todas as outras doenças para as quais a gente tem vacina".

Presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP, Renato Kfouri afirma que, somente neste ano, ocorreram no Brasil 12 mil hospitalizações e 431 mortes de crianças menores de cinco anos por causa da Covid-19.

"Não sabemos o que pode acontecer daqui pra frente, então vacinar o máximo de pessoas possível leva em conta incluir faixas etárias que ainda não tinham recebido o imunizante, desta forma, reduziria o risco de novas ondas da Covid-19", complementa Spaziani.

Quais cuidados os pais devem tomar?

O imunizante virá num frasco com tampa de cor vinho, para evitar erros durante o manuseio das equipes de saúde, porque doses para outras idades têm concentrações diferentes.

"Os pais devem ficar atentos para as deferentes cores de tampa dos frascos da vacina para cada grupo etário de crianças. Cada um tem a quantidade ideal de imunizante para cada idade", diz Spaziani.

"Além disso, se houver algum sintoma gripal, a vacinacao deve ser adiada".

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!