Jovens criam jogos durante dois dias em Sorocaba — Foto: Carlos Dias/G1
A criatividade e o conhecimento de programação são ferramentas para 73 jovens reunidos em uma maratona para criar jogos em Sorocaba (SP). O evento, com o tema "10 segundos", realizado para os apaixonados por games é promovido por uma faculdade de engenharia da cidade.
Os grupos se reuniram no fim da tarde de quinta-feira (7) e têm até as 18h de sábado (9) para apresentarem as criações, pensadas e planejadas durante os dois dias no campus. Universitários e interessados pela área contam com estrutura e podem acampanhar no ginásio.
Maratona para desenvolvimento de games reúne jovens em Sorocaba
Segundo um dos organizadores Rafael Prado, os participantes estão divididos em grupos de até quatro pessoas e montam games em diversas plataformas, como PC ou mobile, com base no tema definido. Todos os jogos criados no evento, promovido pelo Laboratório de Inovação de Games e Apps da Facens, ficarão disponíveis para download gratuito pela internet.
"A gente procura referências e o tema tem que envolver a mecânica de um jogo. A gente pensou no ’10 segundos’ porque dá para fazer vários jogos, pois abre o leque para um personagem ter 10 segundos de vida, resolver um problema nesse tempo ou soltar uma magia a cada 10 segundos", explica.
Rafael faz parte da organização do evento, realizado em uma faculdade de Sorocaba — Foto: Carlos Dias/G1
'Mão na massa'
Entre os gamers, teve quem aproveitou para colocar o conhecimento em prática e quem queria apenas aprender. A estudante Gabriela Leone Teixeira, estudante do quarto semestre de jogos digitais da facens, garantiu o prêmio da última edição. Na ocasião, com o tema "neon", o primeiro lugar no pódio ficou para ela e o grupo de amigos.
"A gente trabalhou com um jogo bem legal, com tubarões no espaço. A ideia foi curiosa, mas colocamos a mão na massa e apostamos na ideia inusita. Gostaram", brinca a única jovem do grupo confiante no segundo título - na última edição, ela era a única menina em todo o evento.
Única mulher do grupo, jovem tenta vencer evento pela segunda vez — Foto: Carlos Dias/G1
Do outro lado da sala, a experiência em concretizar a ideia de um game é nova para o grupo do jovem Victor Hugo Silva. Ele e mais três amigos souberam do evento e decidiram juntar a aptidão de cada um no projeto.
"Elas [amigas] desenham bem, ele [amigo] cria história e eu programo. O tema é desafiador e logo que o tema é apresentado, a gente pensa que será um jogo de 10 segundos, mas pretendemos fazer algo mais amplo e, quem sabe, nos destacarmos", conta.
O time vencedor será definido por votação entre os gamers, que não podem votar no próprio jogo. O vendedor ganhará um troféu e um combo para restaurantes.
Victor participa pela primeira vez com grupo de amigos — Foto: Carlos Dias/G1
Veja mais notícias no G1 Sorocaba e Jundiaí.