O Papa Francisco se despediu neste domingo (28) do Brasil, depois de arrastar multidões em uma semana de atividades intensas. Uma delas foi bem especial para a região noroeste paulista. O Papa participou da inauguração de uma ala para tratamento de dependentes químicos, em um hospital no Rio de Janeiro mantido pelo Lar São Francisco, com sede em Jaci (SP).
Para o Frei Francisco, que coordena a ala de tratamento e se encontrou com o Papa, a palavra e a presença do pontífice no local foi muito importante. “Foi uma emoção indescritível, não tem como definir, me sinto em estado de graça por participar de perto desta visita. Já estamos com saudade do Papa”, afirma.
Foi o próprio o Papa quem escolheu, entre 50 entidades, visitar o Hospital São Francisco. A associação de Jaci levou mais de 200 pessoas da região para participar do encontro, dentre pacientes, ex-pacientes e funcionários do Lar. Para o frei, a visita do Papa ajudará muito no serviço para ajudar os dependentes químicos. “Acredito que foi fundamental o Papa ir até a nossa casa, se encontrando com quem tem problema com as drogas e por quem trabalha na recuperação. Acredito que nós todos temos de fazer uma avaliação para enfrentar o problema das drogas de perto, que as pessoas estendam a mão para ajudar”, diz.
Durante seu discurso na inauguração da ala, o Papa parabenizou o trabalho do Lar São Francisco. Segundo o frei, o trabalho acontece há mais de 25 anos e atualmente com mais de 10 instituições que cuidam de dependentes químicos. “O elogio do Papa nos dá uma motivação maior e mostra que ainda temos muito a fazer”, diz.