Dois jovens de 20 e 23 anos, suspeitos de lincharem e apedrejarem um homem por vingança em Riversul (SP), se entregaram à Polícia Civil nesta segunda-feira (4). Segundo o delegado do caso, Reinaldo Braga, a dupla estava foragida desde o inicio de março, quando os envolvidos no crime foram reconhecidos.
“Além dos dois, estão presas quatro mulheres que foram detidas nas últimas semanas. Ao todo, são 16 suspeitos e seis deles já presos. O restante continua foragido, mas estamos fazendo diligências na cidade e região”, explica Braga.
A vítima Claudir Maria Irineu, de 42 anos, morreu em 20 de fevereiro deste ano. Ele estava na própria casa, na Vila Santa Terezinha, junto com um filho e outro familiar, quando o grupo invadiu o local. “Durante a confusão, eles teriam apedrejado a vítima e agredido os dois jovens, que conseguiram fugir. Também quebraram o interior da casa e jogaram três carros das vítimas em um córrego que passa pela cidade”, afirma o delegado.
durante ação (Foto: Divulgação/ Polícia Civil Itapeva)
De acordo com Braga, 32 pessoas foram ouvidas e contaram que o linchamento foi motivado por vingança. Segundo ele, o filho da vítima teria ameaçado e agredido, também com pedras, um rapaz amigo do grupo agressor. "Pelo que apuramos há uma rixa antiga entre esses grupos. A violência foi tanta que a vítima ficou com o corpo todo destruído pelas marcas de pedras", diz o delegado.
Na época do crime testemunhas contaram à polícia que cerca de 100 pessoas participaram do linchamento. Mas a informação foi ratificada durante a investigação, e concluído que apenas as 16 pessoas foragidas agrediram às vítimas. “O restante, cerca de 80 pessoas, ficou olhando. Ao invés dessas pessoas fugirem da confusão, elas ficaram perto para ver o que iria acontecer”, comenta Braga.
Os dois suspeitos presos nesta segunda-feira ficarão na cadeia de Capão Bonito (SP), diz a polícia. Eles responderão pelos crimes de homicídio qualificado e tentativa de homicídio ao filho da vítima, que conseguiu fugir. Todos os suspeitos, presos e foragidos, têm as mesmas acusações.