Com o objetivo de transformar o município em um polo na produção da matéria, uma parceria entre os produtores rurais e a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) está desenvolvendo a produção de azeite em Capão Bonito (SP). Segundo empreendedores, a cidade possui um clima adequado para o plantio das oliveiras. Já de acordo com José Francisco de Souza, diretor da Fatec, a instituição se prepara parar receber o material dos empresários da região.
Para Souza, a ideia ajuda tanto os produtores como os estudantes. “A princípio, a parceria é feita para que os pequenos empreendedores tragam o que foi produzido e nós possamos desenvolver o óleo. Isso vai ser importante para que os estudantes já se capacitem nessa assistência técnica destinada as agroindústrias que virão para cá no futuro”, fala.
em Capão Bonito (Foto: Reprodução/TV TEM)
A estudante Sheila Rodrigues reforça o valor das pesquisas com o azeite. “Temos uma disciplina de extração de óleo e isso conta muito para poder trabalhar nesse setor”, comenta.
O técnico de laboratório Daniel Barros explica a função dos estudantes. “Aqui na universidade nós fazemos a parte do controle de qualidade desse óleo para que o pequeno empreendedor saia certificado de que o produto possui uma boa qualidade”, relata.
Depois de plantar 80 oliveiras há quase cinco anos, o produtor Omar Bechara diz que o plantio do vegetal era apenas um experimento. Contudo, ele revela que o teste foi um sucesso e, com isso, ele já destinou uma área maior para o cultivo da azeitona, expandindo para aproximadamente dois mil pés. “O resultado foi melhor do que o esperado. Fiz um bom manejo e controle de pragas”, completa.