Telhado com calhas adaptadas para captação de água da chuva e reusoO Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo elaborou um manual com passo a passo para a montagem de um sistema de captação de água da chuva. O material dá dicas de como calcular o tamanho correto do reservatório e alerta sobre os cuidados com o tratamento e armazenamento.

Segundo o pesquisador do IPT Luciano Zanella, doutor em engenharia sanitária e autor da cartilha, a captação de chuva é uma alternativa para muitas famílias para reúso na descarga, limpeza de pisos, lavagem de carro e rega de plantas, mas em vários casos a água não é tratada corretamente.

O principal alerta da cartilha, voltada para quem não tem conhecimento técnico, é a necessidade do descarte da água da primeira chuva, que "lava" a atmosfera e os contaminantes que ficam na superfície do telhado. O ideal é descartar 2 litros para cada metro quadrado de área de telhado usado na captação.

Também é recomendado fazer a filtragem da água, mesmo que de forma simples, com uso de um filtro de malha semelhante ao coador de chá, segundo Luciano Zanella. O manual pode ser visto gratuitamente e está disponível no site do IPT.

> Deixe sua dica de economia nos comentários ou envie através do VC no G1.

> Se você achou a dica útil, compartilhe nas redes sociais pelos atalhos abaixo.

Manual do IPT ensina a montar sistema de captação e reúso de água da chuva