Capa em piscina reduz evaporação e ajuda a economizar água

Quem tem piscina em casa pode usar uma capa plástica ou lona própria para cobrir a piscina e reduzir em 90% a perda de água por causa da evaporação. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) calcula que uma piscina de tamanho médio, exposta ao sol e à ação do vento, perca cerca de 3,8 mil litros por mês por evaporação natural. Isso é suficiente para o consumo de água potável de uma família de quatro pessoas por cerca de 1 ano e meio.

As capas e lonas vendidas no mercado são fáceis de serem colocadas e podem ser usadas em modelos menores, portáteis, e nas de alvenaria, vinil ou fibra de vidro. Elas são fabricadas normalmene na cor azul, com diferentes materiais e espessura. Os preços variam entre R$ 35,80 para as pequenas e R$ 1 mil no caso das maiores, com média de 60 metros quadrados.

A consulta foi feita pelo G1 em três lojas que vendem os produtos na Grande São Paulo, mas os valores podem ser ainda mais altos para as coberturas instaladas com um sistema de máquina que abre e fecha a cobertura com apenas um toque de botão.

Capa em piscina reduz evaporação e ajuda a economizar água

Cascatas, borda infinita e outras peças que causam a agitação da água aumentam o contato com o ar e também provocam ainda mais evaporação. O mesmo ocorre como os sistemas de aquecimento. Por isso, em dias de calor, a orientação é desligá-los ou usá-los por pouco tempo.

O cloro aplicado para limpar a água também pode colaborar para a perda por evaporação, então a dica é consultar as lojas especializadas para checar se a quantidade usada para o tamanho da piscina está correta.

> Deixe sua dica de economia nos comentários ou envie através do VC no G1.

> Se você achou a dica útil, compartilhe nas redes sociais pelos atalhos abaixo.