Aplicativo ajuda a medir consumo e alerta para vazamentosUm aplicativo permite medir o consumo de água e até detectar vazamentos na tubulação. Chamado de Mobii Minha Conta, o app oferece informações em tempo real e projeta quanto o consumidor vai gastar na conta no fim do mês.

Para funcionar, o aplicativo precisa que o consumidor vá diariamente ao medidor de água da residência e insira os dados e consumo. A partir dessas informações, o app faz e estimativa de gasto e verifica se há algo errado, alertando para problemas na tubulação.

Por enquanto, o app só existe em uma versão de teste, voltada para condomínios com medição individualizada. Segundo a empresa responsável, a CAS Tecnologia, essa versão custa R$ 4, e quem tiver interesse pode pedir uma senha de acesso no e-mail
[email protected].

A versão final deve chegar ao mercado entre novembro e dezembro, para ser baixada no Google Play Store e na Apple Store. Uma versão gratuita também será lançada no primeiro semestre de 2016, mas não terá algumas funcionalidades, como o alerta de vazamentos.

Segundo os desenvolvedores, ao informar a fatura prevista para o final do mês, o app já leva em conta se o consumidor vai conseguir bônus, por redução do consumo, ou se terá que pagar sobretaxa, por aumento nos gastos.

O programa de bônus da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) dá desconto para quem economizou 10% ou mais em relação à média de gastos de fevereiro de 2013 e janeiro de 2014.

Já a multa por aumento nos gastos é de 40% sobre o valor para quem exceder até 20% a média de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. A multa vai para 100% para quem ultrapassar 20% da média de consumo desse período.

Aplicativo permite indicar pontos onde há falta d'água em São Paulo


Falta d’água
Para quem sofre com cortes de água, um outro aplicativo, gratuito, ajuda a informar os pontos onde há desabastecimento. O “Tá faltando Água” foi desenvolvido pela Aliança pela Água, coletivo de ONGs e especialistas que se reuniu para fiscalizar a gestão da crise hídrica em São Paulo. Ele pode ser baixado no Google Play Store.