Ampulheta distribuída pelo Consórcio PCJ ajuda a controlar tempo no banho e economizar água
O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), no interior de São Paulo, lançou uma campanha para incentivar famílias a economizarem água no banho. A associação passou a distribuir um temporizador, parecido com uma ampulheta, que deve ser fixado no box para alertar sobre o tempo gasto na ducha. O objeto estabelece o tempo de 4 minutos e a proposta é que o participante consiga tomar o banho nesse período.

Segundo o consórcio, uma família que já participou do desafio se surpreendeu com a diminuição de 16% no consumo de água, ao mesmo tempo, que a economia de 9% na conta de energia elétrica. As seis pessoas que vivem na casa receberam duas ampulhetas e aderiram à campanha por economia financeira e consciência ecológica.


Ampulheta distribuída pelo Consórcio PCJ ajuda a controlar tempo no banho e economizar águaO brasileiro gasta, em média, 10 minutos no banho, o que corresponde a cerca de 90 litros de água, de acordo com a associação. O limite de consumo diário recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de 110 litros por habitante. Usando os 4 minutos estipulados pela ampulheta, ao final do mês a pessoa terá poupado 1,2 mil litros de água, sem contar a economia na conta de energia elétrica.

O Consórcio PCJ defende que existem alternativas para ampliar a oferta de água sem a necessidade de obras estruturais. O secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, também explica que o desafio promove a sensibilização sobre o valor da água e seus impactos à sociedade e ao meio ambiente”.

Os temporizadores começaram a ser distribuídos em abril, quando começa o período de estiagem no estado de São Paulo, durante reuniões e eventos da associação. Até agora, já foram entregues 500 unidades e com o aumento da procura, a entidade disponibilizou o e-mail [email protected] para os interessados em ter a ampulheta em casa. 

O Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo a recuperação dos mananciais de sua área de abrangência. A base do trabalho da entidade está na conscientização de todos os setores da sociedade sobre a problemática dos recursos hídricos da região, no planejamento e na promoção de ações de recuperação dos mananciais.


> Deixe sua dica de economia nos comentários ou envie através do 
VC no G1

> Se você achou a dica útil, compartilhe nas redes sociais pelos atalhos abaixo

 

Ampulheta distribuída pelo Consórcio PCJ ajuda a controlar tempo no banho e economizar água