29/05/2015 11h27 - Atualizado em 29/05/2015 17h24

Protestos bloqueiam ruas de Porto Alegre nesta sexta-feira

Grupo foi até a frente do Palácio Piratini, onde fez manifestação.
Manhã de sexta-feira foi marcada por manifestações na capital do RS.

Do G1 RS

Metalúrgicos, integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) bloquearam nesta sexta-feira (29) ruas de Porto Alegre. Após concentração na  Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS), os grupos seguiram em caminhada até a frente do Palácio Piratini, sede do governo do estado, onde o ato foi encerrado no início da tarde (veja o vídeo).

Em outro ponto da cidade, na Avenida Farrapos, sentido bairro-centro, o grupo ligado à Central Única de Trabalhadores realizou uma caminhada, por volta de 11h, que terminou na sede da Fecomércio. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) chegou a liberar o corredor de ônibus para passagem de carros e motos. Segundo a EPTC, eram cerca de 300 pessoas na manifestação.

Ainda em Porto Alegre, na Rótula do Papa, centrais sindicais se juntaram para caminhar em direção ao Centro. Mais cedo, bombeiros que aguardam nomeação estavam no Largo Glênio Peres, no Centro, também protestaram. Já na Esquina Democrática, houve manifestação da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Servidores públicos estaduais protestaram contra o pedido do governo de parcelamento dos salários dos funcionários, que foi negado pelo Supremo Tribunal Federal nesta quinta (28). Servidores ligados ao Sindicato dos Servidores da Procuradoria-Geral do Estado (SindisPGE), Associação dos Servidores do Ministério Público (Aprojus), Sindicato dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (Sindijus) se uniram aos trabalhadores ligados às centrais sindicais. Mais tarde, o ato teve a adesão do sindicado que representa os professores da rede estadual (CPERS/Sindicato) e a Federação Sindical dos Servidores Públicos do RS (Fessergs).

CUT e MST realizam protesto em Porto Alegre  (Foto: Mauricio Tonetto/Agência RBS)CUT e MST realizam protesto em Porto Alegre (Foto: Mauricio Tonetto/Agência RBS)

 

tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de