Planeta Atlântida 2023 — Foto: Felipe Nogs/Agência Preview
O compromisso com a diversidade e a inclusão será mais uma vez um dos pilares do Planeta Atlântida, que, nesta 28ª edição, amplia sua estrutura e serviços para proporcionar uma experiência ainda mais acessível e confortável para pessoas com deficiência (PCD).
Com um grupo de trabalho dedicado à acessibilidade, formado por planetários e colaboradores da RBS com diferentes tipos de deficiências, o evento promete novidades como espaço de acolhimento, intérprete de libras no palco e comodidades em transporte para acesso e locomoção. Confira abaixo.
O festival acontece nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, na Saba, em Atlântida, no Litoral Norte do RS.
Novidades para uma experiência acessível
Entre as novidades deste ano, o festival conta com uma série de medidas que garantem maior autonomia e bem-estar aos participantes com deficiência, como:
- Central de Acessibilidade: localizada na entrada principal, que serve como ponto de apoio para PCDs e outros grupos prioritários;
- KIT LIVRE®: um dispositivo que transforma cadeiras de rodas manuais em triciclos elétricos, facilitando o deslocamento ao longo do evento;
- Kits sensoriais: serão distribuídos com abafadores de ruídos e bolinhas antiestresse, para pessoas sensíveis a estímulos intensos como sons altos.
"Temos consciência do significado do Planeta para os gaúchos e queremos que todos possam ter acesso a essa experiência. Essa não é uma missão fácil e sabemos que ainda temos muito a perseguir", destaca Caroline Torma, head do Planeta Atlântida e diretora-executiva de Marketing do Grupo RBS.
Acomodações e serviços exclusivos
A estrutura do evento foi planejada para garantir o conforto e a mobilidade do público. Vans adaptadas estarão disponíveis para o transporte do centrinho de Atlântida até a Saba, facilitando o acesso ao festival com a compra prévia do Shuttle. Já os veículos particulares com identificação especial terão embarque e desembarque facilitados no portão próximo ao Camarote, priorizando o conforto e a segurança dos participantes.
Na entrada, um laudo comprobatório dará direito ao PCD e a um acompanhante de receber uma pulseira de acesso a espaços exclusivos, incluindo áreas de maior comodidade e serviços diferenciados.
Acessibilidade no camarote e shows
O Espaço PCD no Camarote ganhou melhorias importantes:
- banheiros exclusivos;
- serviço especial de garçons;
- balcões de alimentação rebaixados;
- cardápios em braile.
Além disso, para tornar os shows ainda mais inclusivos, intérpretes de Libras atuarão em pontos estratégicos do festival, traduzindo as apresentações dos palcos para o público surdo.
Compromisso com os ODS
Essas iniciativas estão alinhadas com o pilar de "Redução das Desigualdades", que integra os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas até 2030. Em 2024, o Planeta já contribuiu com 13 ODSs e tem a meta de impactar positivamente todos os 17 ODSs estabelecidos pela ONU até 2025, reafirmando seu papel como agente de transformação social por meio de boas práticas de responsabilidade social e governança (ESG).
A 28ª edição do Planeta Atlântida é uma realização do Grupo RBS e da DC Set Group e tem patrocínio de Renner, Banrisul, Coca-Cola, KTO e Budweiser.