Câmera registra momento da queda de avião em Gramado
Uma aeronave caiu na manhã deste domingo (22) em Gramado, Rio Grande do Sul. Segundo o governo do estado, havia dez passageiros e eles não sobreviveram.
Nas redes sociais, políticos e autoridades se manifestaram sobre o acidente. Veja abaixo a repercussão:
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil
Em um post no X, o presidente prestou solidariedade às famílias das vítimas e disse que a Aeronáutica apura as causas da queda da aeronave: "Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul. Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação. A Aeronáutica investiga as causas do acidente e o governo federal está à disposição do governo do estado e autoridades locais para esclarecermos o mais breve possível."
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul
O governador do Rio Grande do Sul, que foi até o local do acidente, afirmou que a prioridade é atender as vítimas que ficaram feridas. Eduardo Leite afirmou que as pessoas que estavam dentro da aeronave não sobreviveram. Em um post no X, Leite escreveu:
Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local.
No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram.
Geraldo Alckmin, vice-presidente
Minhas condolências aos familiares das vítimas fatais do acidente aéreo que ocorreu em Gramado-RS, na manhã de hoje. O governo federal trabalha juntamente com o governo estadual e autoridades locais para investigar as causas do acidente e prestar toda a assistência necessária aos familiares e moradores da cidade.
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso
O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) publicou uma nota de pesar:
Expresso meus sentimentos e minha solidariedade às famílias das vítimas do acidente aéreo ocorrido neste domingo (22), em Gramado, na Serra Gaúcha. Estendo minhas condolências ao governador Eduardo Leite e desejo muita força ao povo gaúcho. Que todos possam superar esse momento de dor que entristece a todos nós.
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos
No X, o ministro afirmou estar em contato com o governador do Rio Grande do Sul e prestou solidariedade às famílias das vítimas:
Recebemos com pesar a notícia do acidente aéreo em Gramado, no Rio Grande do Sul. Nossa solidariedade às famílias das vítimas neste momento de dor.
Conversei com o governador Eduardo Leite e com as autoridades locais, colocando-me à disposição em nome do governo federal.
Neste momento, os órgãos responsáveis estão mobilizados para prestar todo o apoio necessário e iniciarão o processo de investigação.
Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas
Também em uma rede social, a ministra comentou sobre a queda do avião em Gramado e citou o acidente que deixou mais de 40 mortos em Minas Gerais:
Infelizmente, duas tragédias neste final de semana antes do Natal. Ontem o acidente de ônibus em Teófilo Otoni e hoje a queda do avião em Gramado. Minhas orações e solidariedade às famílias atingidas.
Hamilton Mourão, senador pelo Republicanos-RS
No X, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), lamentou o acidente:
Consternado, tomei conhecimento há pouco, do acidente ocorrido em Gramado com queda de uma aeronave de pequeno porte na avenida das Hortências. Ainda aguardando maiores informações, rogo à Deus pela saúde e pela vida de todas as vítimas envolvidas e seus familiares.
Luis Carlos Heinze, senador pelo PP-RS
Gramado, a cidade das luzes natalinas, está tomada pela tristeza diante das vítimas do trágico acidente aéreo ocorrido na Avenida das Hortênsias.
Manifesto minha mais profunda solidariedade aos familiares e amigos das vítimas neste momento de dor irreparável.
Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secom do governo
Acabo de receber a notícia da queda de um avião em Gramado. Estou acompanhando de perto os desdobramentos do acidente junto a autoridades locais. Envio minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desta tragédia que acontece no nosso estado.
Depois, o ministro disse que equipes do governo estão à disposição da prefeitura de Gramado:
Em contato com o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, manifestei toda a solidariedade do governo federal com os familiares das vítimas deste trágico acidente.
Seguimos acompanhando e colocando a estrutura do governo federal à disposição da prefeitura e dos moradores de Gramado.
Veja imagens do local do acidente
Local da queda do avião em Gramado — Foto: Evandro Leal/Enquadrar/Estadão Conteúdo
Avião caiu na região central de Gramado — Foto: Reprodução
Avião cai em Gramado, no Rio Grande do Sul — Foto: Reprodução/Halder Ramos
Bombeiros controlam incêndio após queda de avião em Gramado — Foto: Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul/Reprodução
Avião de pequeno porte cai em Gramado — Foto: Imagens Cedidas/Halder Ramos