Luiz Carlos Heinze durante discurso no plenário do Senado Federal — Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
O senador Luis Carlos Heinze (PP) retomou as atividades do mandato, na quarta-feira (7), após 120 dias de licença médica. Durante o período de afastamento, o cargo foi ocupado pelo suplente e ex-prefeito de Tapera Ireneu Orth (PP).
Heinze realizou um procedimento intensivo de fisioterapia do sistema vestibular. O aparelho exerce importante papel na manutenção do equilíbrio geral e coordenação do corpo.
A agenda de Heinze no retorno ao Senado, em Brasília, incluiu encontro com representantes do Ministério da Agricultura para tratar do endividamento dos produtores gaúchos. Também houve discussão sobre projetos de desassoreamento de rios, conforme a assessoria do parlamentar.
"Volto com energia renovada e muita disposição para servir ao Brasil", publicou Heinze em uma rede social.
Quem é Luis Carlos Heinze
Natural de Candelária, Luis Carlos Heinze tem 73 anos. O político foi prefeito de São Borja, entre 1993 e 1996, e deputado federal por cinco mandatos seguidos, entre 1999 e 2019.
Um vídeo do então deputado, gravado em 2013, repercutiu nas redes sociais em 2014. Em um discurso para apoiadores, Henize disse que o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) tinha "aninhados quilombolas, índios, gays, lésbicas, tudo que não presta".
Em 2018, Heinze foi o mais votado na disputa pelo Senado. O político foi eleito com 2,3 milhões de votos, quase 22% dos votos válidos. Ele umpre mantado como senador até 2027.
Como senador, Heinze assumiu uma vaga na CPI da Covid e demonstrou seu alinhamento com o governo de Jair Bolsonaro, fazendo a defesa de pautas do Palácio do Planalto no combate à pandemia.
Heinze se candidatou ao governo do Rio Grande do Sul pelo PP em 2022. O candidato ficou em 4º lugar, após receber 271,5 mil votos (4,28% dos votos válidos).
Luis Carlos Heinze (PP) — Foto: Reprodução/RBS TV