Venda de cachecóis em dia frio na Rua dos Andradas, em Porto Alegre — Foto: Fabiana Lemos/RBS TV
Os termômetros alcançaram a máxima de 10,5°C na tarde desta terça-feira (9) em Porto Alegre, segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa é a menor máxima registrada em 2024 na capital, conforme a Climatempo Meteorologia. A mínima chegou a 6,5°C durante a manhã.
Veja foto: no frio do RS, terneiro ganhou cachecol; madrugadas têm geada e temperatura negativa
Nas ruas do Centro Histórico, o frio era evidente pelas pesadas roupas dos pedestres. Na Rua dos Andradas (Rua da Praia), conhecida pelo comércio popular, ambulantes vendem luvas, mantas e cachecóis.
Este é o terceiro dia consecutivo de recordes de tardes frias. No domingo (7), a máxima foi de 12,2°C; na segunda (8), os termômetros chegaram a apenas 11,8°C.
A Climatempo afirma que Curitiba (PR), com 10,2°C e Campo Grande (MS), com 15,7°C, também registraram suas menores máximas nesta terça.
O motivo do frio intenso é a influência de uma onda de frio resultado da passagem de uma massa de ar polar que veio da Argentina. As temperaturas baixas devem predominar no RS pelo menos até o dia 16, terça-feira da semana que vem.
Galerias Relacionadas
Frio atrai turistas na Serra
Na Serra, a mínima em Caxias do Sul foi de 2°C, com máxima de apenas 6°C. A umidade provoca formação de neblina na cidade. O fenômeno dificulta a operação de voos no aeroporto do município e afetou partidas de futebol na segunda-feria.
Menino posa para foto em frente a termômetro em Gramado — Foto: Reprodução/RBS TV
Temperaturas negativas na Campanha
Durante a manhã desta terça, o RS registrou temperaturas negativas em alguns municípios. Em Dom Pedrito, na Região da Campanha, fez -4,2ºC. Outras cidades também registraram temperaturas abaixo de 0ºC:
- Dom Pedrito: -4,2ºC
- Quaraí: -4ºC
- Bagé: -3ºC
- Santana do Livramento: -2,2ºC
- Uruguaiana: -1,8ºC
- Alegrete: -1,7ºC
- Santiago: -0,8ºC
- São Gabriel: -0,6ºC
Região da fronteira oeste teve manhã congelante nesta terça(9)