Registro de geada no Rio Grande do Sul no início de julho — Foto: Arthur Ruschel/RBS TV
O avanço de uma nova massa de ar polar sobre a Argentina vai derrubar as temperaturas no Rio Grande do Sul. Conforme a Climatempo Meteorologia, não deverá haver registro generalizado de mínimas negativas, como na semana anterior, mas o fenômeno pode causar neve ou chuva congelada e geada. (Entenda abaixo)
A possibilidade de neve se dá em razão da combinação de umidade e frio. Pode nevar em cidades de regiões mais elevadas, como Bom Jesus, Vacaria e São José dos Ausentes, todas na Serra.
Os especialistas explicam que a geada não tem relação direta com a neve ou chuva congelada e que deve ocorrer na Região da Campanha e Fronteira Oeste.
No sábado (6), a previsão indica tempo instável em boa parte do RS. O maior volume de chuva deve ser registrado nas regiões Central, Metropolitana, Norte, Serra, dos Vales e nas Missões.
Já no domingo (7), o tempo deve voltar a ficar firme em boa parte do estado. Há previsão de chuva apenas na Serra e no Norte. Para o restante das regiões, o sol predomina.
Morador fez boneco com a geada acumulada após madrugada de frio em Panambi — Foto: Anderson Oliveira
O que é chuva congelada?
Chuva congelada é um termo utilizado por meteorologista para explicar precipitações associadas a locais gelados, onde faz frio abaixo de 0ºC.
"A chuva congelada ocorre quando um floco de neve que sai da nuvem passa por uma camada de ar com temperatura positiva, mas depois congela novamente ao encontrar o ar gelado abaixo da base da nuvem. Podemos ter um chuva líquida primeiro e aí, à medida que esfria mais, pode ocorrer a chuva congelada e/ou neve", explica Josélia Pegorim, da Climatempo Meteorologia.
Será a segunda vez, em 2024, que há previsão de chuva congelada. A primeira foi em 24 e 25 de maio.
Previsão de chuva e frio no Rio Grande do Sul e Santa Catarina