Frio em Porto Alegre — Foto: André Ávila/Agência RBS
Porto Alegre, Capital do Rio Grande do Sul, registrou a temperatura mais baixa do ano nesta segunda-feira (1º): 2,4ºC. É o segundo recorde consecutivo, pois no domingo (30), a temperatura mais baixa do ano havia sido 4ºC. A medição é feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Cidades da Serra são as mais frias. A cidade com a temperatura mais baixa registrada até as 7h foi a de -2,7ºC em Vacaria, na Serra do Rio Grande do Sul. A região já havia batido recorde no final de semana, quando São José dos Ausentes registrou -0,7ºC. Nesta segunda, chegou a -0,4ºC.
Cidades do RS registraram temperatura negativa
Confira, abaixo, as temperaturas mais baixas
- Vacaria – -2,7ºC
- São José dos Ausentes – -0,4ºC
- Quaraí – -0,4ºC
- Porto Xavier – 0ºC
- Alegrete – 0,3ºC
- Santa Maria – 0,4ºC
De acordo com a Climatempo, o motivo do frio é a influência de uma massa de ar polar que atua sobre todo o território gaúcho. Para esta segunda, a previsão é que a geada cubra o estado e que as temperaturas permaneçam baixas ao longo de todo o dia. O tempo deve ficar firme, sem chuva e com sol.
O frio deve começar a dar uma trégua a partir desta terça-feira (2). No entanto, a sensação de temperaturas baixas deve predominar ao longo do dia. Tempo deve ser estável com sol entre nuvens.
A tendência é de elevação das temperaturas na quarta-feira (3). A frente deve se afastar em direção ao alto mar. No lugar, a previsão indica que deve ocupa a instabilidade climática: chuva fraca nas regiões Metropolitana de Porto Alegre e Nordeste do estado.
No domingo, o frio fez um açude congelar em São José dos Ausentes. Veja o vídeo.
Açude em pousada na Serra do RS congela após madrugada de frio negativo