Por Gustavo Chagas, g1 RS


Montagem mostra antes e depois da região do Mercado Público de Porto Alegre — Foto: Reprodução/Google Earth/FA-UFRGS

Usuários que têm o programa Google Earth instalado em seus computadores já podem acessar imagens de satélite que mostram o impacto da cheia em Porto Alegre. Os registros foram feitos em 8 de maio, quando diversos pontos da capital estavam alagados (compare nas imagens abaixo).

Os registros de antes e depois das enchentes foram reunidos pelo professor Fábio Bortoli, da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Além do Centro Histórico e de parte da Zona Norte da capital, onde fica a Arena do Grêmio, alguns pontos do sul de Canoas e do Delta do Rio Jacuí estão disponíveis para visualização.

"As imagens de satélite disponibilizadas são de boa qualidade, possibilitando identificar as construções, ruas e praças em detalhe", diz Bortoli.

Segundo a universidade, o Google Maps não mostra essas imagens. Para acessá-las, é necessário utilizar o Google Earth na versão desktop, que também possibilita comparar a situação anterior à enchente através do recurso "Imagens Históricas".

"É interessante ver que a extensão da enchente, catastrófica para a ocupação urbana atual da cidade, alcançou as áreas mais baixas, que até o final do século 19 constituíam as áreas de banhado e plantio das chácaras ou eram ocupadas pelo próprio Lago Guaíba, antes dos sucessivos aterros que foram construídos a partir do início do século 20", comenta o professor da UFRGS.

No dia 8 de maio, o Guaíba variou de 5,20 a 5,00 metros, conforme medição na Usina do Gasômetro. O recorde foi batido três dias antes, quando o nível do lago alcançou 5,35 metros.

Nesta sexta-feira (31), a medição no local era de 3,70 metros10 centímetros acima da cota de inundação na Usina do Gasômetro.

Nível do Guaíba a cada dia
Cota de inundação (Usina do Gasômetro): 3,60 metros
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

Compare antes e depois:

Delta do Jacuí

É possível ver partes de Canoas (acima) e da Zona Norte de Porto Alegre (abaixo), onde ficam a Arena do Grêmio, ao centro no lado direito, e as pontes do Guaíba, na parte inferior da imagem.

Imagem Reprodução/Google Earth/FA-UFRGS Imagem Reprodução/Google Earth/FA-UFRGS
Delta do Jacuí, sul de Canoas e norte de Porto Alegre — Foto 1: Reprodução/Google Earth/FA-UFRGS — Foto 2: Reprodução/Google Earth/FA-UFRGS

Estação Rodoviária

A Rodoviária é o prédio de formato oval, próximo ao canto superior esquerdo da imagem. Na parte superior, aparecem o cais e a Avenida Castelo Branco. Na Rua da Conceição, que se bifurca a partir da parte inferior do registro, foram construídos dois dos "corredores humanitários" para veículos de emergência.

Imagem Reprodução/Google Earth/FA-UFRGS Imagem Reprodução/Google Earth/FA-UFRGS
Rodoviária de Porto Alegre — Foto 1: Reprodução/Google Earth/FA-UFRGS — Foto 2: Reprodução/Google Earth/FA-UFRGS

Mercado Público

O edifício quadrado, ao centro, é o Mercado Público da capital. À esquerda do prédio, o Paço Municipal, antiga sede da prefeitura; à direita, o terminal de ônibus Parobé; acima, a estação de trens da Trensurb.

Imagem Reprodução/Google Earth/FA-UFRGS Imagem Reprodução/Google Earth/FA-UFRGS
Mercado Público de Porto Alegre — Foto 1: Reprodução/Google Earth/FA-UFRGS — Foto 2: Reprodução/Google Earth/FA-UFRGS

Orla do Guaíba

Parte da orla revitalizada, onde fica a Usina do Gasômetro e sua chaminé, próximos ao centro da imagem. No canto inferior direito, a sede da Câmara Municipal.

Imagem Reprodução/Google Earth/FA-UFRGS Imagem Reprodução/Google Earth/FA-UFRGS
Orla do Guaíba — Foto 1: Reprodução/Google Earth/FA-UFRGS — Foto 2: Reprodução/Google Earth/FA-UFRGS
Imagens aéreas mostram antes e depois de áreas alagadas em Porto Alegre

Imagens aéreas mostram antes e depois de áreas alagadas em Porto Alegre

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!