Situação na ilha da pintada, em Porto Alegre
Ao contrário de outros bairros de Porto Alegre, que ficaram sujos de barro após as enchentes, a Região das Ilhas foi tomada por areia. Nesta terça-feira (28), a reportagem da RBS TV registrou essa situação nas ruas da Ilha da Pintada, no bairro Arquipélago.
Segundo o professor Maurício Andrades Paixão, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, a areia é resultado da erosão do solo pela água.
"Quando a gente tem grandes eventos de precipitação [chuva], a gente acaba tirando as partículas do solo, que são levadas pelos rios. Então é comum ter esse alto sedimento, ele se deposita", explica.
O especialista diz que essa formação tem causas naturais.
"É bastante comum a observação desses depósitos de areia e de outras partículas nos canais ou em regiões próximas aos canais. Os deslizamentos atingiram os rios, e esse sedimento é transportado", afirma Paixão.
Areia 'engole' postes na Região das Ilhas, em Porto Alegre — Foto: Luís Adriano Madruga
As ilhas estão praticamente isoladas do restante de Porto Alegre. Não há fornecimento de água e de luz na região. A prefeitura afirma que 3.902 pessoas e 1.906 imóveis foram afetados pelas cheias no bairro.
"A minha casa alagou total, quase até o teto. A gente se sente abandonado pelos órgãos oficiais. Muito pouca ajuda. A gente tá largado", desabafa o porteiro Vladimir Ramos, morador do bairro.
- ANTES E DEPOIS: veja imagens de bairros alagados em Canoas
Areia na rua em ilha do bairro Arquipélago em Porto Alegre — Foto: Reprodução/RBS TV
O Rio Grande do Sul registra 169 mortos em razão dos temporais e cheias. A Defesa Civil do estado ainda informou que 53 pessoas estão desaparecidas.
Além disso, o estado registra 806 pessoas feridas e cerca de 637,4 mil pessoas fora de casa, somando quem está em abrigos e quem está desalojado, ou seja, está na casa de parentes ou amigos.
Areia toma conta de ruas na Ilha da Pintada, em Porto Alegre — Foto: Reprodução/RBS TV